Chegou a hora da decisão! A Arena Castelão será o palco do primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Série D. Floresta EC e Mirassol FC se enfrentam neste sábado (30) às 16h. Vale o primeiro título nacional para as duas equipes. Com os acessos garantidos para a próxima temporada, os clubes agora visam a consagração com a conquista.
O Mirassol esteve no Grupo A7, passando para a segunda fase com 26 pontos. No mata-mata, passou por Caxias, Brasiliense, Aparecidense e Altos, antes de chegar à decisão. O Floresta passou em terceiro do seu grupo, com 24 pontos. O time da Vila Manoel Sátiro superou na fase eliminatória Itabaiana, Juventude-MA, América-RN – quando garantiu o acesso inédito – e Novorizontino.
Floresta
O Floresta teve uma semana com novidades. Além da renovação com o técnico Leston Junior para a sequência de 2021, o clube também firmou uma nova parceria no fornecimento de material esportivo. Com o foco na final da Série D, o verdão não utilizou seu elenco principal na Taça Fares Lopes.
“Vamos fazer um jogo equilibrado, forte, muita concentração, para que, nessa decisão de 180 minutos, a gente possa ser merecedor da conquista do título. Ao longo da semana, procuramos fazer um trabalho para tirar a ansiedade dos jogadores e manter o grupo mentalmente forte. Em jogos decisivos, os pequenos detalhes fazem a diferença e é preciso ter atenção elevada”, disse Leston Junior que deve mandar a campo a mesma equipe que enfrentou o Novorizontino na volta da semifinal.
Provável escalação: Douglas Dias, Lito, William Goiano, Alisson e Fábio Alves; Jô, Marconi e Thalison; Deysinho, Núbio Flávio e Flávio Torres.
Mirassol
O volante Igor Henrique, campeão da Série B em 2018 pelo Fortaleza, elogiou o Floresta e falou sobre o confronto deste sábado: “O Floresta é uma equipe forte e bem organizada, não é á toa que chegaram até aqui. Lembro que davam muito trabalho para nós quando jogava pelo Fortaleza, principalmente dentro dos domínios deles. Temos que estar focados se quisermos passar por esse desafio. Serão dois jogos bem difíceis, mas confiamos no trabalho do treinador e na força do elenco para conquistar esse título.”
Eduardo Baptista, técnico com passagens por Palmeiras e Sport, foi campeão da Copa do Nordeste pelo rubro-negro pernambucano na Arena Castelão em 2014. O comandante volta ao palco do seu primeiro título na beira do gramado: “Jogar na Arena Castelão é um prêmio para quem jogou futebol na Série D, para quem se propôs a jogar de forma ofensiva, o melhor ataque, eu acho que é um prêmio para esses atletas. É um momento muito especial jogar lá. Para mim, em particular, fui campeão em 2014 pelo Sport, foi meu primeiro título como treinador, um dia emblemático.”
Provável Escalação: Jefferson; Oliveira, Danilo Boza, Heitor, Moraes; Daniel, Alisson, Cássio Gabriel; Netto, Fabrício, João Carlos.
Atualização
Por causa do incêndio na Arena Castelão, a Confederação Brasileira de Futebol mudou o local da final da Série D do Brasileiro. Floresta x Mirassol vai acontecer no Estádio Carlos de Alencar Pinto, em Fortaleza, às 16h.