Ainda restam 15 dias para o fim de 2021, mas o Ferroviário já iniciou a pré-temporada 2022. Com decepções no ano atual, o Tubarão da Barra quer finalizar a próxima temporada muito diferente de como está sendo agora. Sem ter conseguido vaga na Copa do Nordeste, o Peixe terá suas atenções no Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Taça Fares Lopes e, principalmente, na Série C do Campeonato Brasileiro já que o maior objetivo do clube na temporada 2022 será o acesso à Segundona nacional. Nessa quinta-feira (16), o elenco coral completa 10 dias que iniciou os treinamentos. Com mudanças na comissão técnica e saídas e chegadas de contratados, o clube coral já se prepara para os desafios que estão por vir.
Eliminado na segunda fase da Copa do Brasil injustamente por falha da arbitragem, semifinalista no Estadual, sexto na Série C e sem passar para à segunda fase, o Ferroviário cometeu erros e quer prevenir que isso volte a acontecer no próximo ano. Tendo como principal meta na temporada 2022 subir para à Série B, como afirmou o presidente Newton Filho em entrevista exclusiva à Torcida K, a diretoria está trabalhando para fortalecer seu grupo e entrar brigando forte.
Na comissão técnica, duas mudanças. Zé Mário Campeiz e Caé Cunha não integram mais a comissão técnica do Peixe. Em seus lugares, Janderson Bessa e Lucas Silva são os novos preparador físico e auxiliar técnico, respectivamente. O elenco também passa por mudanças. Apesar de manter a base para o ano seguinte, houve saídas e , com isso, o Tubarão iniciou a fase de contratações e anunciou goleiro Jean, zagueiro André Baumer e volante Valderrama. Dos remanescentes, o meia Mauri renovou até o fim de 2022. Clisman e Wandson estenderam vínculo para a próxima temporada. O ídolo Edson Cariús também fica.
O grupo do Peixe começou a pré-temporada 2022 no dia 6 de janeiro. Os jogadores passaram por uma série de exames antes de darem início aos trabalhos no campo. Com Anderson Batista no comando, o elenco tem feito treinamentos táticos e técnicos, além também realizarem trabalhos físicos na academia. Além de ter começado a pré-temporada 2022 ainda em 2022 por querer brigar por grandes objetivos na disputa nacional, o Peixe terá o Campeonato Cearense como seu primeiro desafio já que, para se classificar para Copa do Brasil 2022, terá que conquistar o primeiro turno do Estadual.
Com três patrocinadores renovados e o retorno de um parceiro, o Tubarão contará com apoio financeiro para ter uma melhor situação para investir em contratações. Até o momento, foram três reforços. O presidente coral afirmou que o clube ainda irá contratar, mas de acordo com as necessidades e com cautela. Visando o grande objetivo que é o acesso à Segundona do Brasileirão, o mandatário do Peixe buscará fechar firmar vínculos com jogadores dispostos a lutar por conquistas no próximo ano.
“Depois de alguns anos, estamos iniciando um ano em que mantemos uma boa base do elenco do ano anterior e precisamos de mais algumas peças em alguns setores. Estamos atentos ao mercado, mas com muito equilíbrio e paciência para trazer as peças certas para as posições que precisamos para que a gente consiga nosso objetivo que é o acesso, é o que vamos brigar”, disse Newton Filho.
No próximo domingo (19), o Ferroviário fará um jogo-treino contra o Fluminense-PI. Jogo será às 9h, na Cidade Vozão, centro de treinamento do Ceará localizado em Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza.
Atividade não contará com presença de imprensa ou torcidas.