Mídia Esporte Clube – por Bruno Balacó
Acostumado a assistir futebol na TV nas noites de quarta-feira e tardes de domingo, o torcedor brasileiro se vê diante de uma nova realidade na grade de transmissões de jogos pela telinha em 2021. Pelo menos para os primeiros meses do ano, o cenário ofertado pelas emissoras é o de aposta em novos dias e horários, fruto desse contexto atual de espalhamento dos direitos de transmissão dos campeonatos em diferentes canais e plataformas. Duas “novas” faixas horárias predominam: terça, às 21h30min, e sábado, às 16h.
Os testes começam pra valer nesta terça, dois de março, data em que a Record inaugura suas transmissões do Campeonato Carioca – que exibirá com exclusividade na TV aberta. Às 21h30min, o canal comandado por Edir Macedo exibe o jogo entre Flamengo e Nova Iguaçu. A Rede Massa, afiliada da SBT no Paraná, também escolheu as noites de terça, às 21h30min, para exibir os jogos do Campeonato Paranaense em TV aberta. Para completar, essa também é a estratégia do SBT para a transmissão dos jogos dos times brasileiros na Taça Libertadores, que entram em campo a partir do dia 9 de março. Com isso, a emissora de Sílvio Santos repete a aposta feita na reta final da edição passada da Libertadores, buscando fidelizar e criar uma nova cultura esportiva junto à sua audiência.
Para encarar suas duas principais concorrentes no mercado, a Globo apostará suas fichas no “paredão” do Big Brother Brasil (BBB), marca registrada das terças-feiras. Já nas primeiras três quartas-feiras de março, o espectador vai se deparar com filmes e séries no até então “horário nobre” do futebol no meio de semana. Isso, só até o dia 24 de março, quando a Globo deve promover sua primeira exibição de partida ao vivo no Campeonato Paulista, que já estará em sua 6ª rodada (até lá, os jogos estarão sendo transmitidos em TV apenas pelo SporTV e por PPV, via Premiere FC).
Outro símbolo da adaptação do torcedor aos novos horários são as finais da Copa do Brasil de 2020. Tradicionalmente realizadas nas noites de quarta-feira, as duas partidas que definem o campeão ocorrerão no domingo à noite, dessa vez com a justificativa de adequação ao calendário da CBF. O 1º jogo entre Grêmio e Palmeiras, no dia 28 de fevereiro, ocorreu às 21h, após a exibição do Fantástico. Já a partida de volta, em São Paulo, ocorrerá no domingo, dia 7 de março, às 18h. Mais do que uma situação esporádica, a exibição de jogos domingo a noite na Globo pode se tornar definitiva a partir de 2022. Com a confirmação da saída do Faustão (que atualmente ocupa a faixa de 18h às 20h na emissora) ao fim do ano, a emissora carioca cogita deslocar os jogos de domingo das 16h para as 18h.
Outro horário que ganha força para transmissão de jogos neste início de 2021 é o do sábado, às 16h. Esse será o horário padrão da exibição dos jogos televisionados pela Copa do Nordeste na fase classificatória, tanto pela Fox Sports quanto pelo SBT Nordeste. Uma das atrações da 1ª fase do torneio é a confirmação de que a TV Jangadeiro (filiada do SBT no Ceará) transmitirá o Clássico-Rei entre Ceará e Fortaleza, no sábado, dia 20 de março, às 16h, na Arena Castelão. O horário do sábado às 16h também será utilizado pela Record para transmissão dos jogos de fim de semana pelo Campeonato Carioca.
Até mesmo os campeonatos que estão fora das grades de TV e são transmitidos atualmente apenas no streaming, como o Campeonato Cearense, têm buscado dias e horários alternativos. Com partidas transmitidas atualmente apenas na FCF TV (web-TV da Federação Cearense de Futebol) o Estadual de 2021 conta com jogos na 1ª fase realizados no período tarde, no horário padrão das 15h30min, em diferentes dias da semana, como segunda, quarta e quinta-feira.
Será que essas mudanças vieram para ficar? Ainda não é possível dizer. O fato é que no cenário atual, em que os jogos passam em diversas emissoras, com diferentes prioridades e peculiaridades em suas grades de programação, a tendência é que tenhamos novos horários enraizados na cultura do futebol brasileiro. Claro, tudo pode mudar ou voltar para a fórmula antiga, dependendo de movimentações do mercado de mídia esportiva e, sobretudo, no retorno com os números de audiência, medidos pelo IBOPE.
*Coluna publicada às terças-feiras
Reportagem muito boa e esclarecedora… Parabéns aos envolvidos. Só um pequeno equívoco, que acontece, quinto parágrafo falou-se 2020. Acho que a intenção seria 2021.
Correção feita. Obrigado pelo toque e pela leitura, Mac. Abraço!
Bruno Balacó.