O novo decreto do Governo do Estado do Ceará suspendeu a prática de atividades físicas na capital Fortaleza a partir desta sexta-feira (5). Com o lockdown, ficam proibidas tais atividades, individuais ou coletivas, tanto em locais públicos quanto privados até o dia 18 de março. Estão liberados apenas jogos profissionais de futebol em âmbito regional e nacional, ou seja, apenas Copa do Nordeste e Copa do Brasil.
A Federação Cearense de Futebol ainda não se posicionou sobre a continuidade do Estadual 2021, uma vez que o decreto trata sobre Fortaleza, o que dá brecha para a realização de jogos em outras cidades. Vale lembrar que Ceará e Fortaleza entram no Cearense apenas na segunda etapa, que estava prevista para começar no próximo dia 10. Atualmente, apenas o Ferroviário manda seus jogos na capital, na Vila Olímpica Elzir Cabral.
A penúltima rodada da primeira fase do Estadual acontecerá nesta quinta-feira (4), com quatro partidas, todas às 15h30. O isolamento rígido anunciado entrará em vigor na sexta (5).
Confira o trecho do decreto: “A prática de atividades físicas individuais ou coletivas em espaços público ou privados abertos ao público, salvo quanto aos jogos profissionais de campeonatos de futebol de âmbito regional e nacional, desde que fechados ao público e atendidos os protocolos sanitários previamente estabelecidos.“
Somente atividades essenciais devem ser exercidas, como funcionamento de supermercados e hospitais. No documento, o Governo do Estado liberou a abertura de escolas para crianças até três anos de idade. A medida foi anunciada na quarta-feira (3) pelo Governador Camilo Santana e pelo Prefeito de Fortaleza José Sarto. A decisão ocorre em meio ao aumento no número de casos e mortos em decorrência da Covid-19.
Calendário de jogos na capital:
Sábado (6): Ceará x Vitória (Copa do Nordeste)
Sábado (13): Fortaleza x Treze (Copa do Nordeste)
Calendário no interior:
Quarta-feira (17): Guarany x CSA (Copa do Brasil), em Sobral