Coluna Mídia Esporte Clube – por Bruno Balacó
A Copa do Nordeste fará história nesta quarta-feira, 31 de março de 2021, ao se tornar a primeira competição de futebol do mundo a ter um jogo transmitido ao vivo pelo TikTok, rede social que tem feito muito sucesso no Brasil, sobretudo com a publicação de vídeos engraçados, como coreografias e dublagens. A partida que marca a estreia do novo recurso é o duelo entre Ceará e CSA, marcado para esta quarta, às 19h30min, na Arena Castelão, válido pela 6ª rodada da fase classificatória.
E a tendência é que não fique apenas nesta partida. Isso porque a Copa do Nordeste fechou uma parceria com o aplicativo de vídeos chinês para o restante da competição, em acordo que inclui ainda o patrocínio ao torneio e ativações nos estádios e nas transmissões pelo Nordeste FC, streaming esportivo oficial que exibe os jogos da “Lampions League”, mediante assinatura do serviço, que é comandado pela LiveMode, empresa que detém os direitos de transmissão do Nordestão e também do Campeonato Cearense.
A parceria entre TikTok & Copa do Nordeste chega num momento muito oportuno, em que o aplicativo vêm se tornando uma referência cada vez mais forte para o consumo de conteúdos sobre futebol. Uma mostra disso é que a hastag #futebol soma quase 7 bilhões de visualizações dentro do serviço. Outro detalhe é a forte adesão que o TikTok possui entre os clubes que disputam o Nordestão: 12 das 16 equipes possuem conta ativa na rede social, incluindo as quatro equipes nordestinas que integram a Série A do Brasileirão: Ceará, Fortaleza, Bahia e Sport.
Com a chegada ao TikTok, a Copa do Nordeste amplia as opções de espaços por onde o torcedor pode acompanhar as emoções do torneio, que é o maior campeonato regional do País. Pela TV, as partidas já são transmitidas pelo SBT (nas afiliadas da emissora no Nordeste) e Fox Sports, além do pay per view disponível nas operadoras Claro/Net e Sky. Pela internet, os jogos são exibidos no serviço de streaming Nordeste FC (que pode ser adquirido com mensalidade de R$ 23,90 ou pagamento de taxa única de R$ 59,90 por temporada). Neste ano, os jogos também podem ser acompanhados para usuários inscritos na Twitch, plataforma da Amazon, que começa a ganhar força com transmissões de jogos e se notabiliza também pelas lives de resenha esportiva.
Investir no TikTok consolida de vez o perfil inovador da Copa do Nordeste, que hoje distribui os conteúdos da competição em várias plataformas que fazem transmissões pela internet. Vale lembrar que, na temporada passada, alguns jogos do torneio eram liberados para transmissão gratuita no Youtube e também pelo Facebook. Na edição 2021, essas duas redes sociais, em parceria com o Nordeste FC, têm liberado o sinal do pré-jogo de quase todas as partidas.
Só na internet, portanto, são cinco canais por onde a Copa do Nordeste atua com transmissões ao vivo, via streaming: Nordeste FC, Twitch, TikTok, Facebook, e Youtube, além do farto material audiovisual veiculado diariamente nos perfis do torneio no Twitter e no Instagram. Com essas referências, a Copa do Nordeste, que ganhou recentemente o slogan de “A Copa dos Clássicos”, já faz por onde merecer também o rótulo a “A Copa das Transmissões Multiplataformas”.
*Essa coluna é publicada às terças-feiras.
Comentários 1