Coluna Mídia Esporte Clube – por Bruno Balacó
Até um tempo atrás, ligar a TV ou sintonizar o rádio na sua frequência favorita eram as únicas opções que o torcedor encontrava para acompanhar as emoções de um acontecimento esportivo ao vivo. Hoje, o cardápio é bem variado, com o surgimento de serviços de streaming pagos, como o Premiere Play, EI Plus (rebatizado agora de Estádio TNT Sports), DAZN, MyCujoo, entre outros. E as transmissões de acesso liberado? Elas também cresceram, através de sites e das redes sociais. Destas, uma tem se notabilizado em todo País – e de modo particular no estado do Ceará, ganhando uma atenção especial dos veículos de comunicação, dos clubes de futebol e das entidades esportivas: o Youtube.
A grande mídia local tem aproveitado o alcance e a popularidade da plataforma para transmitir as jornadas esportivas de partidas de futebol. Em que pese o fato de não poderem mostrar a partida em si (uma vez que não possuem autorização ou direito de transmissão para isso), as emissoras investem na exibição de imagens da equipe esportiva (narrador, comentarista e repórteres) em ação enquanto a bola rola em campo. É o que fazem, há um certo tempo e com destaque, a rádio Verdinha (AM 810, do Sistema Verdes Mares) e o Futebolês (plataforma de esportes do Sistema Jangadeiro). Ambas, vêm colhendo bons números de audiência.
Um case de destaque é a transmissão do jogo entre Fortaleza e Flamengo, pela 26ª rodada da Série A do Brasileiro de 2019, que chegou perto da casa de 1 milhão de visualizações no canal do Youtube do Futebolês, que conta atualmente com 130 mil inscritos. No último fim de semana, com Ceará e Fortaleza jogando no mesmo horário pelo Brasileirão, o Futebolês realizou duas lives pelo Youtube: uma exibindo o jogo Ceará x Bragantino, com áudio e equipe no estúdio da Jangadeiro Band News, e outra transmitindo Internacional x Fortaleza, exclusivo para as redes sociais, com equipe alocada no mesmo cenário do estúdio de onde é transmitido o programa de televisão da emissora, na TV Jangadeiro. A jornada do jogo do Ceará rendeu mais de 77 mil visualizações. Já a do Fortaleza superou a marca de 44 mil views, até o fechamento desta coluna.
Com recursos técnicos semelhantes, explorando imagens da equipe nas cabines de rádio da emissora e nos estúdios de TV, a Verdinha também vem apostando na força de sua página no Youtube, que conta hoje com 132 mil inscritos, para transmitir jogos de futebol. No último fim de semana, a emissora retransmitiu para suas plataformas digitais o conteúdo veiculado no rádio com jornada conjunta dos jogos dos times cearenses na Série A, com tela dividida entre o narradores da jornada do jogo do Ceará e o do Fortaleza, que se alternavam nos lances de perigo do jogo. A transmissão rendeu, até o fechamento desta coluna, mais de 141 mil visualizações. De forma menos sistemática, com recursos e dados mais discretos de alcance, veículos como as rádios Jovem Pan News Fortaleza e Clube AM 1200 também têm utilizado os seus canais no Youtube para esse tipo de transmissão.
Além dos veículos de mídia cearense, as transmissões de jogos pelo Youtube já são uma rotina na web-TV da Federação Cearense de Futebol, a FCF TV, no ar desde 2013. Atualmente, competições chanceladas pela entidade e que são exibidas por emissoras de TV, contam com transmissão no site e no canal do Youtube da emissora, como os torneios de base, de veteranos, a Taça Fares Lopes e os campeonatos femininos. Este ano, a FCF TV já transmitiu a decisão do Cearense Sub-17 masculino, entre Floresta e Fortaleza, jornada que obteve, até aqui, 23 mil visualizações no Youtube.
A onda de transmissões de jogos ao vivo já chegou também aos clubes do futebol cearense. Em outubro de 2020, o Ceará Sporting Club passou a utilizar o seu canal no Youtube, a Vozão TV, para transmitir as partidas do time, exibindo imagens do narrador e comentarista no estúdio da Rádio Vozão, web-rádio do clube. No último fim de semana, a jornada do duelo Ceará x Bragantino obteve 18 mil visualizações. O Fortaleza, através do seu canal no Youtube, ainda não transmitiu jornadas de jogos de futebol, mas já movimentou a TV Leão para retransmitir o sinal de partidas do Fortaleza Basquete Cearense, em dezembro passado.
Investir em transmissões esportivas pelo Youtube tem gerado resultados de impacto não só na mídia cearense, como também em grandes veículos de comunicação do País. Nesse ponto, a experiência da emissora paulista Jovem Pan chama atenção pela qualidade (com padrão semelhante ao de um canal esportivo de TV) e pelos resultados. Atualmente, o canal Jovem Pan Sports no Youtube conta com 2,16 milhões de inscritos e, com facilidade, nos grandes jogos, supera a marca de 1 milhão de visualizações nas jornadas esportivas da emissora, que conta com áudio original da rádio e imagens da equipe esportiva no estúdio ou na cabine de imprensa dos estádios.
Mais do que buscar audiência (sobretudo aquela que não tem acesso direto aos jogos pela TV), a investida de emissoras, clubes e federações no Youtube se destaca como um novo espaço de interação com o público, gera engajamento e já monetiza diretamente os detentores do canal, a partir da quantidade de visualizações (os que possuem dados perto de um milhão já conquistam um bom faturamento). Além de tudo, expande o alcance das transmissões para qualquer ponto do planeta, bastando o usuário estar conectado à internet. Afinal de contas, estamos falando da principal plataforma de compartilhamento de vídeos no mundo. Esse mercado, pelos crescentes números de audiência, só tende a crescer no segmento esportivo.
*Coluna publicada às terças-feiras.