O Ceará foi a Minas Gerais com grandes expectativas de conseguir sua primeira vitória fora de casa. Com a moral em alta após o empate e a boa exibição diante do Flamengo, o Vovô encarou o vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, América-MG, na manhã deste domingo (29), na Arena Independência. Os prognósticos para o jogo, entretanto, não se confirmaram e o Vovô acabou por fazer uma das suas piores atuações na atual temporada e foi derrotado pelos donos da casa por 2 a 0. O placar poderia ter sido ainda mais elástico não fossem as chances perdidas pelo Coelho, que ainda desperdiçou uma penalidade com Ribamar, na segunda etapa. O resultado manteve o Alvinegro com 24 pontos, na oitava colocação. Porém, o time cearense pode perder duas posições, caso Internacional e São Paulo vençam seus jogos.
Primeiro tempo irreconhecível
O América teve um início de jogo arrasador. Logo no primeiro minuto, o Coelho teve a primeira chance de abrir o marcador. Fabrício Daniel recebeu na área e, livre de marcação, mandou uma bomba que passou por sobre a meta do goleiro Richard. Quatro minutos depois, o gol do Coelho. Fabrício Daniel arriscou de fora da área e acertou o canto direito do goleiro Richard, abrindo o placar.
Até os 15 minutos, o América-MG jogava e o Ceará, irreconhecível, apenas assistia. Aos poucos, o Alvinegro foi saindo para o jogo e incomodando o time da casa. Aos 16, após cobrança de falta, Fabinho desvia e William Oliveira marca para o Ceará. A arbitragem, porém, após consulta ao VAR, marcou toque de mão de Fabinho no lance e anulou o gol do Vovô.
Após o lance, o América voltou a tomar as rédeas do jogo. O Coelho pressionava a saída de bola do Ceará, forçando a equipe de Guto Ferreira a errar sucessivos passes. O resultado foi um Ceará que não conseguia trocar passes ou até mesmo ultrapassar o meio campo com a bola nos pés. Um lance característico da blitz do América em cima do Vovô aconteceu aos 37 minutos. Luiz Otávio tentou sair jogando dentro da própria área e acabou sendo desarmado por Ribamar. O atacante do Coelho tentou passar a Felipe Azevedo, mas Messias salvou o Ceará, que foi para o intervalo sem sequer uma grande chance de gol criada.
Erros se repetem e América-MG amplia
Na segunda etapa, Guto Ferreira sacou William Oliveira, que fez um primeiro tempo sofrível, e colocou o lateral-direito Gabriel Dias, deslocando Fabinho para sua posição de origem. A mudança, entretanto, não surtiu efeito e o Ceará seguiu sem criatividade, com um meio campo burocrático e sem aproximação entre o meio e o ataque.
O América, que nada tinha a ver com isso, aproveitou para ampliar o placar aos 16 minutos. Após cobrança de escanteio, Lucas Kal ajeitou de cabeça para o meio da área e Fabrício Daniel apareceu para estufar as redes do Vovô e marcar o segundo gol dos donos da casa.
Guto Ferreira, então, colocou Jael, Marlon e Erick, na tentativa de mudar o quadro crítico do Alvinegro. Não deu certo. Cinco minutos após sua entrada, Jael cometeu pênalti em cima de Juninho, do América. Ribamar bateu e Richard defendeu, evitando o terceiro do Coelho.
Mesmo com a penalidade perdida, o América seguia senhor da partida. O time do técnico Vagner Mancini perdeu, aos 32 minutos, grande chance de ampliar o placar aos 32, com Ademir, que finalizou para fora uma boa tabela aérea com Ricardo Silva na área alvinegra, no último lance de perigo do jogo.
Na próxima rodada, Ceará e América-MG não atuam por conta do adiamento de seus jogos diante de Palmeiras e Atlético-MG , respectivamente, que tiveram data modificada por conta dos jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Com isso, o Alvinegro só volta a jogar pelo Brasileirão dia 12/09, contra o Grêmio, fora de casa, enquanto o Coelho encara o Athletico-PR, em casa, dia 11/09.
FICHA TÉCNICA:
América-MG x Ceará
Data: 29/08
Horário: 11h
Local: Arena Independência
Gols: Fabrício Daniel, 5′ 1ºT; 16′ 2ºT (América-MG)
América-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Ricardo Silva, Anderson e Juninho; Marlon (João Paulo), Lucas Cal e Fabrício Daniel (Juninho Valoura); Ademir, Felipe Azevedo (Marcelo Toscano) e Ribamar (Berrio). Téc.: Vagner Mancini.
Ceará: Richard; Fabinho (Marlon), Luiz Otávio, Messias, Bruno Pacheco; William Oliveira (Gabriel Dias), Fernando Sobral, Vina, Lima; Rick, Cleber (Jael). Téc.: Guto Ferreira.
Árbitro: Rafael Claus (SC)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
VAR: Péricles Bassols (SP)
Cartões Amarelos: Fabrício Daniel (América) / Jael (Ceará)
Comentários 1