O Estádio Morenão foi palco, no último sábado (26), de um momento que ficou marcado na história do futebol cearense: a classificação do Iguatu para a semifinal do Estadual, eliminando o Ceará nas penalidades máximas. Foi o dia em que o futebol do interior conseguiu se sobressair em 90 minutos que deram muita emoção, principalmente a quem esteve presente no estádio.
Com gol de Otacílio Marcos, a decisão foi para os pênaltis, uma vez que ficou tudo igual no placar agregado. Depois de nova igualdade nas cinco cobranças de penalidades iniciais e na primeira das alternadas, o Iguatu levou a melhor. Em entrevista coletiva, o treinador Washington Luiz falou sobre a decisão assertiva da diretoria em permanecer com a partida dentro de casa. Para ele, a garra do grupo atrelada a isso, se tornou um dos pontos principais para avançar de fase.
“Naquele momento dos pênaltis ali, veio algo na minha cabeça, sobre tantas críticas, tantas situações difíceis que nós passamos e nós conseguimos premiar essa cidade, esse povo iguatuense com essa classificação, nos deixando muito orgulhosos. Acho que premia tudo: a decisão da diretoria de mandar o jogo aqui – se os dois jogos fossem lá, dificilmente nós conseguiríamos essa classificação – , o trabalho da gente muito forte e muito focado, todo mundo muito focado, principalmente nessa reta final de competição. E, fomos premiados com esse grande jogo e essa classificação”, comentou.
A última cobrança de pênalti foi do atacante Romário Becker que, após defesa de Léo, não desperdiçou sua chance e balançou as redes. O atleta já pensa nas semifinais e almeja chegar à final do campeonato.
“[Foi uma] sensação única. Deus me capacitou naquele momento ali. A gente tá muito feliz pela classificação. Com certeza a gente pode chegar na final do Cearense e por que não conquistar?”, indagou Romário.
Avaliando o jogo, Washington afirmou que se o resultado tivesse sido diferente, ele continuaria feliz com o desempenho do grupo.
“É um jogo que me deu muito orgulho do meu grupo de atletas e, se por acaso, nós não tivéssemos passado nos pênaltis, eu também ia sair muito orgulhoso porque nós buscamos o jogo o tempo todo desde o primeiro minuto, buscamos o gol, praticamente jogamos o jogo todo no campo do Ceará, uma equipe de primeira divisão muito qualificada, e não é todo dia que você consegue fazer isso. Então, o gol veio por merecimento, porque nós buscamos e fizemos uma partida melhor pra vencer essa partida. Fomos premiados na disputa de pênaltis com essa classificação, que pouca gente acreditava, mas nós acreditamos desde o princípio”, pontuou.
Após as comemorações, o Iguatu retorna às atividades na tarde desta segunda-feira (28) e as atenções se voltam para o Caucaia, adversário da semifinal. Parafraseando a música Prelúdio, de Raul Seixas, Washington definiu como um sonho coletivo obter mais uma conquista dentro da competição.
“A equipe do Caucaia vem fazendo uma campanha muito boa, fez realmente um campeonato de nível de primeira divisão. E, aí, nós precisamos, a partir desta segunda-feira, concentrar todas as nossas atenções, porque foi dito aos atleta, que o campeonato não acabou, nós queremos mais. Porque, finalizando a nossa preparação, perguntei aos meninos qual era o sonho pra hoje [dia da partida]. E, eles falaram que era a classificação, e aí eu falei pra eles que, “um sonho que sonha só é só um sonho”, já falava Raul Seixas, “mas um sonho que se sonha junto é realidade”. Então, nós sonhamos juntos e conseguimos essa classificação”, ressaltou o técnico.
As partidas contra o Caucaia vão acontecer nos dias 8 e 15 de março, mas sem horários e locais ainda definidos. Tudo será determinado após o jogo entre Pacajus e Fortaleza, nesta quarta-feira (02), quando será definido o segundo semifinalista.