Classificado antecipadamente para as quartas de final da Copa do Nordeste, o Ceará entra em campo neste sábado (10) de olho na melhor campanha da fase de grupos, que garante o mando de campo no restante da competição. Mas para conseguir tal feito, antes terá que vencer o Salgueiro, na Arena Castelão, às 16h. O duelo é válido pela oitava e última rodada.
O alvinegro é o primeiro colocado do Grupo A com 13 pontos e soma 19 jogos de invencibilidade na Lampions. A equipe vem de duas vitórias seguidas sem sofrer gols. O Salgueiro, por outro lado, nunca venceu uma equipe cearense em confrontos válidos pela Copa do Nordeste. O Carcará é apenas o sexto colocado do Grupo B com oito pontos somados e precisa de uma combinação de resultados para avançar de fase. O time pernambucano conta com o artilheiro Ciel para tentar o objetivo.
Ceará
Mesmo com a semana tranquila para focar apenas no jogo deste sábado, o Ceará inevitavelmente teve que dividir atenções com outro torneio. O Vovô conheceu seus adversários na Sul-Americana, onde terá pela frente o Jorge Wilstermann/BOL, Arsenal/ARG e uma terceira equipe a ser definida entre Bolívar/BOL e Junior Barranquilla/COL. “Mudando a chave”, o Ceará busca manter o foco na Lampions com o objetivo de terminar não apenas em primeiro do grupo, mas também com a melhor campanha, para ter a vantagem de jogar em casa nas fases mata-mata. Guto Ferreira terá retornos importantes de jogadores que estavam cumprindo o isolamento por conta da Covid-19.
Provável Escalação: Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco; Charles, Oliveira, Vina; Lima, Cléber, Mendoza. Téc.: Guto Ferreira.
- Desfalques: Jacaré (cirurgia no joelho) e Jael (estiramento muscular na coxa)
- Retornos: Yony Gonzáles, William Oliveira (Covid-19) e Fabinho (recuperado de virose)
- Dúvida: Fernando Sobral (cumpriu o período de isolamento após a Covid-19)
Salgueiro
O destaque do Salgueiro nas últimas partidas é o atacante Ciel. Após sua saída do Caucaia, o camisa 99 já marcou três gols em dois jogos na Copa do Nordeste. Um deles, inclusive, do meio de campo. Dos três times de Pernambuco que entraram na Lampions, o Carcará é o único com chances de classificação, pois Sport e Santa Cruz chegam a última rodada já matematicamente fora da disputa. Para chegar às quartas de final, o Salgueiro precisa de uma combinação de resultados. Porém, o retrospecto do Salgueiro contra o Ceará é ruim, foram cinco jogos e cinco derrotas. A última em 2019, triunfo do alvinegro por 3 a 1.
Além de quebrar esse tabu e vencer o Ceará, o time do técnico portugues Daniel Neri precisa torcer por tropeços de pelo menos dois dos três concorrentes diretos. O Salgueiro tem oito pontos, enquanto que Altos, CSA e ABC possuem dez.
Provável Escalação: Lucas; Sinho, Ranieri, Leozão e Alan; Bruno Sena, Moreilândia e Felipe Baiano; Tarcísio, Ciel e Cássio Ortega. Téc: Daniel Neri
- Desfalque: Alisson Araçoiaba
- Retornos: Ranieri, Leozão, Cássio Ortega e Moreilândia.
Transmissão
Fox Sports e Nordeste FC
Arbitragem
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves (RN).
Assistentes: Luis Carlos de França (RN) e Francisco de Assis da Hora (RN).
Estar sendo uma bela campanha do Ceará. A outra fase é importantíssima pois vitória hoje deve ser o foco. Um LEMBRETE: se houver penalidades, quais jogadores estão sendo treinados pra realizar esta TAREFA? nÃO COLOQUEM O vINA PRA BATER, DEIXE ELE SE AFIRMAR MAIS. É INDISCUTÍVEL , o VINA é um dos melhores jogadores do plantel, porém neste trabalho ele não se houve muito bem. Pode parecer bobagem mas afirmo categoricamente que não é. Quem for vivo verá.