É hora de decisão. Neste sábado (8), às 16h, na Arena Castelão, Ceará e Bahia entram em campo para a segunda partida da final da Copa do Nordeste. O Alvinegro precisa de apenas um empate para ser tricampeão. Já o Tricolor precisa vencer no tempo normal por uma vantagem de dois gols para conquistar o tetra sem a necessidade da disputa de pênaltis.
No primeiro duelo, em Salvador, o Vovô levou a melhor. Com um gol do atacante Jael no fim do confronto, o clube cearense superou a equipe baiana por 1 a 0, em um jogo com dois atletas expulsos e muitas emoções. Após o embate nordestino, o Ceará voltou a campo na quarta-feira (5). Na Bolívia, o Alvinegro empatou com o Bolívar por 0 a 0, conquistando mais um ponto e se mantendo na liderança da Copa Sul-Americana. O técnico Guto Ferreira poupou seus principais jogadores visando o jogo de volta da decisão do torneio regional.
Ceará
Invicto na Copa do Nordeste, o Ceará está muito próximo de garantir mais um título. Com a defesa menos vazada da competição, basta o alvinegro ficar mais 90 minutos sem levar gols que sairá da Arena Castelão com o terceiro troféu da “lampions” em sua história. Para a decisão, o técnico Guto Ferreira terá um retorno importante para seu sistema defensivo. De fora do primeiro jogo após expulsão na semifinal contra o Vitória, o lateral-direito Gabriel Dias retorna de suspensão. Por outro lado, Guto terá um desfalque no meio de campo. Expulso em Salvador, o volante Charles ficará de fora na partida em Fortaleza e deve ser substituído por Willian Oliveira.
“Eu acho que a coesão do grupo. A vontade do grupo de trabalhar sempre em equipe, procurar sempre fazer o melhor. Se preparar muito. Agora, todas essas estatísticas, todos esses resultados, não significam nada se a gente não jogar bem durante os próximos 90 minutos. Com todo respeito ao Bahia, nós temos que fazer, mais 90 minutos melhores do que nós fizemos no primeiro, pra poder alcançar nosso êxito, nosso objetivo, que é ganhar mais uma vez a Copa do Nordeste”.
Guto Ferreira, técnico do Ceará, sobre o momento do time.
Provável Ceará: Richard, Gabriel Dias, Luiz Otávio, Messias, Bruno Pacheco; Oliveira, Pedro Naressi, Vina; Lima, Mendoza e Felipe Vizeu.
Desfalque: Charles
Bahia
Precisando de uma vitória para ser campeão, seja no tempo normal ou na disputa de pênaltis, o Bahia terá três desfalques para a decisão, sendo todos no setor defensivo. Expulso na primeira partida, o zagueiro Luiz Otávio se junta aos suspensos Nino e Patrick como ausências no Tricolor. Nesta sexta-feira (7), no Centro de Excelência Alcides Santos, o técnico Dado Cavalcanti testou opções para escalar a equipe. Renan Guedes, Juninho e Jonas devem iniciar a partida nas vagas dos jogadores suspensos.
“Em um confronto como esse, temos uma margem de erro menor. É necessário ter agressividade, mas vencer um jogo significa fazer mais gols que o adversário. Não adianta só pensar no ataque e estar desguarnecido na defesa. Ainda mais em um jogo contra o Ceará, que tem um sistema defensivo forte e jogadores que podem decidir jogos. O nosso modelo, o forte é a agressividade ofensiva, mas com a cautela para fazer um jogo equilibrado, mas sem perder a ofensividade”.
Dado Cavalcante, técnico do Bahia, sobre a estratégia de jogo.
Provável Bahia: Matheus Teixeira; Renan Guedes, Conti, Juninho e Matheus Bahia; Jonas (Lucas Araújo), Thaciano e Daniel; Rodriguinho, Rossi e Gilberto.
Desfalques: Luiz Otávio, Patrick e Nino Paraíba
Arbitragem
Árbitro: Denis da Silva (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
Quarto árbitro: José Ricardo Vasconcellos (AL)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves (RN)
Assistentes VAR: Thayslane de Melo (SE) e Cleriston Clay Barreto (SE)
Transmissão
SBT Nordeste (Jangadeiro), Fox Sports, Nordeste FC .
SE JOGA SERIO E TRI INVICTO
Entrar em campo com humildade com muita determinação e evitar faltas violenta para que não haja expulsão. O Bahia vem em busca a Vitória deve vir cm tudo pra cima do vozao portanto explorar contra ataques será uma boa opção mais nunca esperar peli Bahia temos que tbm ser agressivo