Depois de um primeiro tempo não tão agradável no quesito desempenho, o Ceará voltou melhor para a etapa final e conseguiu a vitória diante do Coritiba, o que lhe garantiu a vaga na Copa Sul-Americana 2021. Os gols de Felipe Vizeu e Saulo Mineiro consolidaram o resultado no Couto Pereira, na noite deste sábado (20).
O alvinegro chegou aos 49 pontos, momentaneamente na décima colocação. A ida para a competição continental já garante no mínimo seis jogos internacionais para a próxima temporada, que começa em breve. Já o time do Alto da Glória, já rebaixado, está na 19ª colocação, com 31 pontos. O próximo jogo do Ceará será contra o Botafogo. Já o Coxa Branca encara o Atlético-GO. Os dois jogos acontecem na quinta-feira (25), às 21h30.
O jogo
Logo no começo da partida, Matheus Oliveira balançou as redes, mas por estar em posição irregular, o assistente levantou a bandeira e o gol foi anulado. O Ceará respondeu com Lima, que bateu de fora da área e mandou por cima. O Coxa assustou com Robson, que pegou de primeira e mandou na rede pelo lado de fora.
Aos 25 minutos, Neilton arriscou de fora e Richard espalmou. O Coritiba abriu o placar com Neilton, mas o lance foi impugnado. O atacante recebeu na entrada da área, driblou o árbitro Marcelo de Lima Henrique e bateu colocado, no ângulo. O golaço foi anulado, a bola saiu pela linha de fundo momentos antes do arremate. O primeiro tempo teve o time da casa melhor, com o alvinegro tendo dificuldades no setor de criação.
No começo da etapa final, Robson avançou pela esquerda e chutou rasteiro, passando perto. Porém, o Vovô deu a resposta rápida e de forma efetiva. Léo Chú venceu Rhodolfo no mano a mano e cruzou para Felipe Vizeu, que dominou e bateu forte por cima, balançando as redes. Na sequência, o camisa 11 do Ceará teve outras duas ótimas chances. Na primeira, o goleiro Arthur fez ótima defesa e na outra ele cabeceou para fora após escanteio.
Depois deste momento de pressão, o time Coxa Branca passou a ter mais posse de bola e o alvinegro esperava no campo de defesa e tentava sair no contra-ataque. Em uma dessas investidas, o Ceará ampliou o marcador. Pedro Naressi tocou de calcanhar e Saulo mandou uma bomba no ângulo, anotando um belo gol. No fim, Hugo Moura ainda colocou Richard para trabalhar com um chute forte, mas o goleiro pegou.
Ficha técnica
Coritiba: Arthur; Jonathan, Rhodolfo, Sabino (Henrique Vermudt), G. Biro (L. Henrique); Nathan Silva (H. Moura), M. Bueno, Mattheus (Cristiano); Neilton, Robson, Osman (R. Oliveira).
Ceará: Richard; Eduardo, Tiago, Klaus, B. Pacheco (Kelvyn); Charles, P. Naressi (Wescley), Vina; Lima (W. Oliveira), Léo Chú (Rick), Felipe Vizeu (Saulo).
Gols: Vizeu (CEA) e Saulo (CEA)
Cartões Amarelos: Nathan Silva (CTB)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
Quarto árbitro: Leonardo Sigari Zanon (PR)
VAR: Ednilson Corona (SP)