O Ceará voltou a vencer pela Série A do Campeonato Brasileiro. Com direito a um início de segundo tempo arrasador, o Vovô bateu, na noite deste domingo (4), o Juventude, por 2×0, em jogo realizado na Arena Castelão, pela nona rodada da competição. Saulo Mineiro e Gabriel Lacerda marcaram os gols do time comandado pelo técnico Guto Ferreira, que chegou aos 13 pontos no torneio e agora ocupa a sétima posição na tabela. Já o Juventude permanece com 12 pontos ganhos e está em 11º.
O Vovô não fez uma boa primeira etapa. Com Mendoza errando muitos passes e Jorginho apagado em campo, o Ceará não repetiu a intensidade com a qual começa suas partidas. Já o time gaúcho fazia um jogo de toque de bola, acelerando em lances de contra-ataque. Em um destes lances, o primeiro bom momento do jogo, aos 14 minutos. Sorriso recebeu na área, limpou a marcação e bateu com perigo à esquerda da meta do goleiro Richard. Mesmo desorganizado em campo, o Ceará respondeu aos 24. Mendonza recebeu lançamento de Jorginho e, cara a cara com o Marcelo Carné, chutou em cima do goleiro da equipe gaúcha.
A partir daí, o jogo diminuiu em intensidade. Embora com mais posse de bola, o Ceará fazia uma partida burocrática, abusando da tentativa de lançamentos longos e errando passes mais curtos. Já o Juventude não buscava mais as jogadas ofensivas como nos minutos iniciais. Uma cabeçada de Saulo Mineiro, completando cruzamento de Kelvyn pela esquerda, foi o último e raro bom lance da primeira etapa.
Início arrasador e gols em sequência
A volta do intervalo não poderia ter sido melhor para o Ceará. Após um primeiro tempo sem inspiração, o Vovô voltou a campo arrasador e marcou dois gols em 5 minutos. Logo aos 2, Saulo Mineiro recebe ótimo passe de Lima e toca na saída do goleiro Marcelo Carné, abrindo o placar para o Mais Querido. Cinco minutos depois, Jorginho cobrou escanteio e Gabriel Lacerda, de cabeça, ampliou o placar.
Os dois gols em sequência desnortearam o Juventude, que não conseguia mais criar e dava espaços para o Ceará. A situação dos comandados de Marquinhos Santos piorou aos 22 minutos, quando Castilho recebeu o segundo cartão amarelo e deixou a equipe com um jogador a menos. Superior numericamente, o Ceará passou a cadenciar o jogo e aguardar os espaços que o adversário abria. Aos 27, Jael, que entrara no lugar de Saulo Mineiro, achou Vina na área e o meia, na cara do gol, parou no arqueiro do time Gaúcho. Dali em diante, o time cearense apenas tocou a bola e gastou o tempo, até o apito final do árbitro da partida, que confirmou o triunfo alvinegro.
O Ceará volta a campo na próxima quarta-feira (7), às 21h30, contra o Fluminense, no Maracanã. Já o Juventude encara o Bahia, também na quarta, às 18h, na Arena Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
Campenato Brasileiro Série A
Local: Arena Castelão
Ceará: Richard, Buiu, Messias, Gabriel lacerda, Kelvyn; Marlon (Oliveira), Fernando Sobral, Mendoza, Jorginho (Vina); Lima (Oliveira), Saulo Mineiro (Jael).
Juventude: Marcelo Carné, Michel Macedo, Cleberson, Rafael Foster, William Matheus; Matheus Jesus (Jadson), Castilho, Chico (Bruninho); Matheus Peixoto, Sorriso (Capixaba), Paulinho Boia (Fernando).
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Fábio Pereira (TO)
VAR: Igor Junio Benevuto de Oliveira (MG)
Quarto árbitro: Léo Simão Holanda (CE)
Cartões Amarelos: Castilho, Jael, Buiu
Cartões Vermelhos: Castilho
Comentários 2