O Ceará foi ao estádio Mineirão querendo surpreender o líder Atlético-MG e se deu mal. Em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vovô acabou dominado pelo adversário e saiu de campo derrotado por 3×1. Hulk, duas vezes, e Diego Costa marcaram os gols do Galo, que chegou aos 53 pontos e segue mais líder do que nunca da competição. Já o Ceará continua com 29 pontos e pode cair até 3 posições na tabela esta rodada.
Galo abre vantagem na primeira etapa
A partida começou equilibrada, com os dois times impondo forte marcação e esperando um espaço para sair com objetividade. Aos poucos, porém, o Galo foi adiantando suas linhas e gerou grande dificuldade para o Vovô, que não conseguia encontrar espaço para jogar.
Aos 17 minutos, em um destes lances onde o time mineiro marcou em cima, Messias recuou na fogueira para o goleiro Richard, que se chocou com Zaracho. O árbitro da partida, Jefferson Ferreira, porém, marcou pênalti cometido pelo goleiro alvinegro. Após forte protesto dos cearenses, o árbitro de vídeo foi chamado e a penalidade foi desmarcada.
Mesmo depois da lance anulado, o Ceará seguia sem conseguir sair jogando. Sempre bem marcado, o time cearense só conseguia chegar perto da área do Galo em lampejos. E em um destes lances, aos 30, Cleber fez boa jogada pela esquerda e cruzou. Geovani furou e a bola sobrou limpa para Vina, que mandou uma bomba e obrigou Everson a fazer espetacular defesa.
Na sequência do lance, veio o castigo. Com a defesa do Vovô desarrumada, Hulk recebeu em velocidade, invadiu a área e fuzilou o goleiro Richard, para abrir o placar para o time da casa.
O gol ouriçou ainda mais o Atlético. O time de Cuca seguiu pressionando e rondando a área alvinegra. Aos 49 minutos, Messias derrubou Jair na área e, após consulta do árbitro de vídeo, o árbitro marcou penalidade máxima para o Galo. Hulk bateu com firmeza e ampliou o placar para 2 a 0.
Galo amplia e Vovô consegue gol de honra
Para o segundo tempo, Tiago Nunes sacou Geovani e Airton para as entradas de Gabriel Lacerda e Rick, mudando seu sistema para um 3-5-2. A mudança até deu mais solidez ao sistema defensivo alvinegro, porém, em termos ofensivos, o time continuava sem grande inspiração. Apesar da dificuldade de atacar, o Vovô conseguiu chegar bem em dois lances, um com Bruno Pacheco, aos 9, que Everson encaixou, e outro com Vina, aos 14, quando o goleiro atleticano fez outra extraordinária defesa.
Daí em diante o time da casa passou a gastar o tempo e cadenciar o jogo enquanto o Ceará, da forma que podia, tentava agredir o Galo, mas sem sucesso. O Atlético chegaria ainda, aos 39, o terceiro gol ,com Diego Costa, que completou para as redes cruzamento de Nacho Fernández. Aos 47, Gabriel Lacerda, de cabeça, marcou o gol de honra do Vovô, que só foi validado após consulta ao VAR.
O Vovô volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro na próxima quinta-feira (14), quando encara, fora de casa, o São Paulo, no estádio do Morumbi. Já o Galo recebe o Santos, na próxima quarta-feira (13), às 19h, novamente no Mineirão.
Ficha técnica:
Atlético-MG x Ceará
Campeonato Brasileiro – 25ª rodada
Estádio Mineirão
Atlético-MG: Everson; Guga, Réver, Nathan Silva, Dodô; Jair (Eduardo Sasha), Allan, Zaracho (Caleb); Dylan (Nacho Fernandez), Keno (Diego Costa), Hulk (Tchê Tchê). Téc.: Cuca
Ceará: Richard; Igor, Luiz Otávio, Messias, Bruno Pacheco; Fernando Sobral, Geovani (Gabriel Lacerda), Vina; Lima (Mendoza), Airton (Rick), Cleber (Pedro Naressi). Téc.: Tiago Nunes
Gols: Hulk (2), Diego Costa (Atlético-MG); Gabriel Lacerda (Ceará)
Árbitro: Jefferson Ferreira Moraes (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Messias, Geovani, Bruno Pacheco (Ceará)
Cartões vermelhos: Tiago Nunes
Comentários 2