O Ceará deixou escapar uma vitória que parecia garantida diante do Cuiabá, na noite deste domingo (11), na Arena Pantanal, pela décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Vovô vencia por 2×1 até os 49 minutos da segunda etapa, mas cochilou e tomou o gol praticamente no último lance do jogo. Elton abriu o placar para o Dourado. Rick e Jael viraram para o Ceará. No apagar das luzes, Jenison decretou o gol de empate dos donos da casa.
Ceará domina primeira etapa, mas sai atrás no placar
O primeiro tempo começou com o Ceará dominando e criando as melhores chances de gol. Logo aos 3 minutos, Fernando Sobral arriscou de fora da área e o goleiro João Carlos fez grande defesa, mandando a escanteio. Dois minutos depois, o Cuiabá respondeu com Felipe Marques, que limpou jogada e chutou. A bola desviou na zaga e passou com perigo à esquerda do gol de Richard.
Aos 8, mais um boa chegada do Vovô. Jael dominou na área, deu voltando para Jorginho que chegou batendo de primeira, obrigando João Carlos a fazer mais uma bela defesa. Aos 11 foi a vez de Jael chegar atrasado após boa jogada de Rick pela direita. Quando o gol alvinegro parecia questão de tempo, o Cuiabá abriu o placar. Após cobrança de escanteio. Elton, ex-Ceará, subiu mais alto que a defesa cearense mandou venceu o goleiro Richard.
Dois minutos depois, quase o empate da equipe comandada por Guto Ferreira. Messias ajeita de cabeça para Jael, que dominou na área, mas chutou errado, perdendo grande oportunidade. Aos 37 minutos, Pepê, que já tinha cartão amarelo, recebeu nova advertência e deixou o Dourado com um a menos. Superior numericamente, o Ceará voltou a pressionar, mas sem criar grandes chances. A última boa oportunidade da primeira etapa foi de Jorginho, que recebeu de Mendoza na área e chutou fraco, para defesa tranquila de João Carlos.
Assistências de Lima e virada alvinegra
Com um jogador a mais, Guto Ferreira foi para o tudo ou nada. O técnico sacou o meia Jorginho e o volante Marlon para as entradas de Lima e Vina. Com apenas 30 segundos de jogo, Buiu cruza da direita, Jael cabeceia e João Carlos volta a salvar o Cuiabá. No rebote, Rick fura e perde a chance do empate. O jovem atacante alvinegro se recuperaria aos 13 minutos. Lima deu passe açucarado e Rick tocou na saída do goleiro João Carlos, deixando tudo igual no placar. O gol acendeu ainda mais o Ceará. Com o time trocando passes rápidos e se impondo no jogo, a virada não demorou. Aos 20 minutos, Lima colocou a bola na cabeça de Jael, que virou o jogo para o Vozão.
Com a vantagem no placar e um jogador a mais, o Ceará administrava o placar e até perdia chances de ampliar, sobretudo com Vina e Yone González. Quando a vitória parecia certa, Vina e Pedro Naressi vacilam no meio campo e Jenison, aos 49 minutos, aproveitou sobra de bola e deixou tudo igual no placar.
O Ceará, 11º na tabela, volta a campo no próximo sábado (17), quando enfrenta o Athlético-PR, às 17h, na Arena Castelão. Já o Cuiabá, que segue na zona do rebaixamento, enfrenta a Chapecoense, também no domingo, às 11h, na Arena Condá.
FICHA TÉCNICA:
Campeonato Brasileiro Série A
Arena Pantanal
Cuiabá: João Carlos, João Lucas, Marllon, Paulão, Uendel; Uilliam Correia, Danilo Gomes (Rafael Pato), Pepê; Elton (Jenison), Felipe Marques (Auremir). Téc.: Jorginho
Ceará: Richard, Buiu, Messias, Gabriel Lacerda, Bruno Pacheco; Marlon (Lima), Fernando Sobral, Jorginho (Vina), Mendoza; Rick (Pedro Naressi), Jael (Yone González). Téc.: Guto Ferreira
Cartões amarelos: Pepê (Cuiabá) e Jorginho e Jael (Ceará)
Cartões vermelhos: Pepê