A CBF emitiu, nesta terça (12), um documento onde afirma que não houve irregularidade na transferência do jogador Pedro Henrique do Internacional para o Sport. Segundo o órgão, o Regulamento Específico (REC) de Competições respalda a equipe pernambucana no imbróglio.
Na última semana, após muita especulação, 9 clubes, dentre eles o Ceará, moveram uma Notícia de Investigação (NI), alegando que o atleta Pedro Henrique, que veio por empréstimo do Inter ao time pernambucano, estaria irregular. No entendimento destas equipes, o atleta teria chegado ao Leão da Ilha após a disputa de sete partidas pelo Colorado. Transferências para clubes da mesma divisão do Campeonato Brasileiro só podem ser efetuadas se o jogador tiver atuado, no máximo, em seis partidas pelo seu clube de origem na Competição
O argumento destas equipes é que o Regulamento Geral de Competições (RGC) considera que um atleta, ao receber um cartão no banco de reservas, tem aquela partida como contabilizada mesmo que não entre em campo. Pedro Henrique entrou em campo em 5 partidas pelo Inter e, em duas partidas em que esteve no banco, foi apenado com cartão amarelo, tendo, assim, sete partidas disputadas pelo clube gaúcho.
Os times reclamantes reivindicam a perda de 17 pontos por parte do Sport. O artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê pena de perda de 3 pontos por cada partida onde o jogador atuou irregularmente mais multa de 100 mil reais. Como atuou em 5 partidas, o Leão perderia 15 pontos mais dois, oriundos de dois empates conseguidos nestes jogos.
Acontece, segundo a CBF, que o Regulamento Específico de Competições prevê que o critério de quantificação para o número de partidas de um jogador no Campeonato Brasileiro é a entrada deste atleta como titular ou no decorrer da partida, excluindo-se a questão da penalidade com cartões no banco de reservas. O órgão completa seu argumento citando o artigo 1° do REC que diz que este, em caso de dissonância, este prevalece sobre o RGC, o que torna legal a transferência do zagueiro rubro-negro. Apesar do parecer da CBF, o caso seguirá em análise no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Atualmente, o Sport ocupa o décimo oitavo lugar na tabela do Brasileirão, com 26 pontos ganhos, dois a menos que o Santos, primeira equipe fora do Z-4.