Mais um final de semana vem chegando e com ele a ansiedade do torcedor em saber o que de bom ou de ruim pode acontecer com a sua equipe na rodada do Campeonato Brasileiro. O portal Torcida K fez uma projeção com os representantes cearenses nas Série A e C do Brasileiro, para simular o que de melhor e o que de pior pode acontecer com cada um. Vale lembrar que as projeções levam em conta combinações de resultados prováveis e improváveis, desde que sejam matematicamente possíveis.
Pela Série A, o Ceará, que vem de duas derrotas consecutivas, pode chegar ao G-8 e voltar a brigar na parte de cima da tabela. Uma derrota, porém, pode até mesmo colocar o Vovô no Z-4 da Competição. Já o Fortaleza tem uma possibilidade de oscilação bem menor que a do rival. A depender dos resultados, o Leão pode chegar à vice-liderança do Torneio ou cair para a quinta colocação e ver Corinthians e Fluminense colarem na classificação, ameaçando o lugar da equipe no G-6.
Pela Série C, o Ferrão pode até mesmo assumir a liderança isolada do grupo, desde que vença e haja uma combinação de resultados. Entretanto, uma derrota Coral pode empurrar a equipe do técnico Anderson Batatais para a sétima posição e deixar a vida da equipe bastante complicada para a última rodada.
Quem pode se garantir na Série C do ano que vem esta rodada é o Floresta. Caso vença o Volta Rodonda e a Jacuipense não consiga um triunfo, o time da Vila Manoel Sátiro garante sua permanência. Entretanto uma derrota alviverde combinada a uma vitória do time baiano deixa as coisas bastante difíceis para a equipe cearense.
Confira, abaixo, o melhor e pior cenário para cada equipe na rodada deste fim de semana:
Série A
Ceará
Posição: décimo segundo colocado – 24 pontos
Próximo jogo: Santos, na Arena Castelão, sábado (16), às 21h
Melhor projeção: o Ceará pode subir para a oitava colocação, desde que vença o Santos em casa e haja a seguinte combinação de resultados:
- Derrota do Athletico-PR, em casa, para o Juventude;
- Derrota do Atlético-GO para o São Paulo;
- Derrota do Inter, em casa, para o Fortaleza,
- Derrota do Cuiabá em casa para o Fluminense. Neste jogo, a derrota do Dourado aliada à vitória do Vovô ainda precisa zerar a diferença de saldo de gols. Atualmente, o Ceará tem saldo -2 e o Cuiabá tem saldo 1.
Pior projeção: a equipe, entretanto, pode entrar na zona do rebaixamento, caso perca para o Santos e haja a seguinte combinação de resultados:
- Vitória do Juventude, fora, para o Ahtlético-PR (neste caso, até um empate faria o Ju passar o Ceará, a depender do placar de uma eventual derrota alvinegra para o Santos. Atualmente, o Juventude tem saldo -6);
- Vitória do Bahia, em casa, contra o Bragantino;
- Vitória do São Paulo sobre o Atlético-GO;
- Vitória do América-MG sobre o Corinthians.
Fortaleza
Posição: quarto colocado – 33 pontos
Próximo jogo: Internacional, domingo (19), às 11h, na Arena Beira Rio
Melhor projeção: O Fortaleza pode assumir a vice-liderança, caso vença o Inter e haja a seguinte combinação de resultados:
- Vitória do Grêmio, fora de casa, contra o Flamengo;
- Vitória da Chapecoense, em casa, diante do Palmeiras.
Pior projeção: O Tricolor pode, porém, cair para a quinta colocação caso perca para o Internacional e o Bragantino, em casa, vença o Bahia. A equipe Leonina, entretanto, poderia ver seus adversários de baixo colarem na tabela caso, além dos dois resultados já citados, haja a seguinte combinação:
- Vitória do Corinthians, em casa, sobre o AMérica-MG;
- vitória do Fluminense, fora, contra o Cuiabá.
Com este cenário, o Leão ficaria apenas um ponto acima do Corinthians, sexto colocado, e dois do Fluminense, primeiro time fora do G-6.
Série C
Ferroviário
Posição: quinto colocado – 23 pontos
Próximo jogo: Manaus, domingo, às 16h, no estádio Ismael Benigno
Melhor projeção: O Ferroviário pode chegar à liderança do grupo. Para que isto aconteça, além de vencer o Manaus, é preciso as seguintes combinações de resultados:
- Derrota do Volta Redonda, fora de casa, para o Floresta;
- Derrota do Paysandu, fora de casa, para o Altos;
- Derrota da Tombense, em casa, para o Paysandu;
- Derrota do Volta Redonda, fora de casa, para o Floresta.
Com estes resultados, o Ferrão assumiria o topo da tabela e somente uma combinação de resultados eliminaria a equipe no último jogo.
Pior projeção: caso seja derrotado pelo Manaus, o Ferroviário pode ficar em situação delicadíssima na Competição com a seguinte combinação:
- Vitória do Paysandu, fora, sobre o Altos;
- Vitória do Botafogo-PB, em casa, sobre a Jacuipense;
- Vitória da Tombense sobre a Jacuipense.
Com estes resultados, o Peixe só conseguiria alcançar o quarto lugar e teria que vencer sua última partida, diante do Floresta e torcer para uma derrota do Botafogo-PB, fora de casa, contra o virtualmente rebaixado Santa Cruz para seguir no Campeonato.
Floresta
Posição: oitavo colocado – 17 pontos
Próximo jogo: Volta redonda, sábado, às 15h, no estádio Franzé Morais
Melhor projeção: o Floresta pode escapar do rebaixamento já nesta rodada, caso vença o Volta Redonda, em casa, e a Jacuipense não consiga derrotar o Botafogo-PB.
Pior projeção: Porém, caso o Floresta seja derrotado pelo Voltaço e a Jacuipense vença o Belo, o Lobo entra na zona do rebaixamento e vai para a última rodada sem depender apenas de si para permanecer na Série C.
Comentários 1