O Ceará enfrenta seu segundo desafio fora do Brasil na noite desta quarta-feira (5). No Estádio Hernando Siles, em La Paz, o Alvinegro encara o Bolívar, pela terceira rodada do da Sul-Americana, às 19h15. Empatadas na tabela de classificação, as duas equipes estão de olho na liderança do Grupo C. Os adversários acumulam uma vitória e um empate, mas o time cearense leva a melhor no saldo.
Por conta do calendário apertado e a viagem desgastante, o Ceará optou por poupar vários titulares, levando para a Bolívia um grupo considerado reserva, mas que possui alguns nomes experientes, como Jael, Jorginho e João Ricardo. A prioridade nesta semana é a preparação para a final da Copa do Nordeste, que acontecerá no sábado (8), contra o Bahia. A decisão passa também pela adversidade física da partida, que acontecerá a 3.640 metros acima do nível do mar.
Bolívar
Na temporada 2021, o Bolívar disputou sete partidas em casa e venceu todas as sete. Pegando o recorte de 2020, o time não perde como mandante desde outubro. Além de conseguir vitórias, La Academia também sofre pouco gols. De março até aqui, levou dois gols atuando em casa. O retrospecto é favorável também contra brasileiros, apenas Grêmio (1983) e Palmeiras (2020) conseguiram derrotar o Bolívar fora de casa. Foram 13 jogos com oito vitórias, três empates e apenas duas derrotas.
Provável Bolívar: Cordano; Bejarano, Guitán, Quinteros, Fernández; Justiniano, Granell; Saavedra, Rey, Rodríguez; Miranda. Téc.: José Ignacio González.
Ceará
Mesmo de olho no segundo jogo da final da Lampions, o Ceará sabe da importância da partida desta noite. Diante das condições e do atual contexto, um empate será bom negócio para o time de Guto Ferreira, que ainda tem mais dois jogos no Castelão e um retorno à Bolívia para enfrentar o Jorge Wilstermann. Charles, expulso na partida de ida da decisão em Salvador, vai atuar contra o Bolívar. Buiú, que teve atuação segura, ganha nova oportunidade. Além disso, Jorginho, João Ricardo, Yony e Jael terão a oportunidade de começar entre os titulares. Uma das novidades na relação de jogadores que viajaram é o jovem David, de 17 anos, que atuou no Cearense contra o Pacajus.
Para diminuir o desgaste da viagem, o elenco alvinegro viajou novamente em voo fretado, que saiu de Salvador na tarde da segunda-feira e chegou na noite do mesmo dia em Santa Cruz de la Sierra, onde a equipe realizou um treinamento de apronto nesta terça-feira. O time vai para La Paz apenas horas antes do jogo, buscando minimizar os efeitos da altitude. Ao todo, a logística custará 175 mil dólares aos cofres do alvinegro.
“É uma experiência única estar jogando na Bolívia, em La Paz. Estamos preparados para fazer um bom jogo. Sabemos da dificuldade que é jogar aqui na Bolívia, na altitude. Mas se quisermos conquistar alguma coisa nesse campeonato, temos que passar por essas circunstâncias. Nos preparamos durante a semana, e agora é trazer um bom resultado para o Ceará.”
Jorginho, meio-campista do Ceará
Provável Ceará: João Ricardo; Buiú, Klaus, Jordan, Kelvyn; Charles e Fernando Sobral; Marlon, Jorginho, Yony González; Jael. Téc.: Guto Ferreira
Ausências: Gabriel Dias, Richard, Messias, Luiz Otávio, Lima, Vina, Mendoza, Felipe Vizeu, Pedro Naressi, Saulo Mineiro, Bruno Pacheco e Oliveira.
Arbitragem
Árbitro: Daniel Fedorczuk (URU)
Assistentes: Santiago Fernandez (URU) e Richard Trinidad (URU)
Não há o recurso do VAR na fase de grupos da ‘Sula’
Transmissão
Conmebol TV (pay-per-view)