*Coluna Na Cara do Gol – por Hugo do Vale
Dos três representantes do nosso futebol na Série D, só o Atlético Cearense chegou na condição de poder disputar uma final. Classificado apenas na última rodada da fase de grupos, a Águia está na semifinal depois de passar por Paragominas e Ferroviária/SP. Contra o Campinense, no Domingão, no primeiro jogo da fase atual, cedeu o empate e ainda perdeu uma penalidade, ficando no 1 a 1. Agora, assim como nos outros compromissos, decide fora de casa se terá sua primeira final na era pós-Uniclinic. Com a sinergia entre diretoria, comissão técnica, funcionários e jogadores, acredito ser muito difícil alguém parar a trajetória da Águia.
Tubarão da Barra x Lobo da Vila
Floresta e Ferroviário não conseguiram nada na Série C. O Lobo da Vila lutou contra o rebaixamento na competição. Já o Tubarão da Barra chegou muito próximo de se classificar. Porém, mais uma vez, ficou pelo caminho. Os dois se encontraram nas eliminatórias da Copa do Nordeste, que define o terceiro cearense na competição. Depois de o Ferroviário golear a Juazeirense/BA em jogo na Arena das Dunas, em Natal, e o Floresta eliminar o Santa Cruz nos pênaltis, na Arena de Pernambuco, os dois cearenses empataram no primeiro jogo do mata-mata decisivo e a vaga ficou para o segundo jogo na Arena Castelão. Particularmente vejo que a vaga deve ficar com o Ferroviário que, além de ter um elenco mais técnico, com mais opções, manteve os principais jogadores da temporada, incluindo seu artilheiro Edson Cariús.
Guarany de Sobral: duas expectativas, duas decepções
Guarany de Sobral, que não vingou na Série D e foi rebaixado para a Série B do Campeonato Cearense, tem a Taça Fares Lopes como única opção para não só disputar uma competição nacional como preencher melhor o calendário de 2022. Esperava muito mais do Guarany. As paralisações por força da pandemia de Covid-19 podem justificar a dificuldade, mas a ponto de rebaixamento, não mesmo. No Brasileiro, a expectativa nem era tão grande assim, devido ao rebaixamento, mas, veio forte e perdeu força quando não deveria, voltando a decepcionar.
Futebol Crajubar tenta renascer
O Crato, que conquistou a vaga para Série D através do Cearense, e o Icasa, que herdou a vaga do Atlético, são os que melhor representam a região do Cariri. O Barbalha segue disputando a Série A do Campeonato Cearense e o Cariri FC vem no processo de busca pela elite estadual disputando as séries de acesso. Muito pouco para uma região quem já teve Campeão Cearense, revelou tantos craques e tem torcedores tão apaixonados. Este, aliás, merecem demais esse retorno competitivo.
Equipes da Região Metropolitana de Fortaleza tem compromissos importantes
O Caucaia, após péssima participação na Série D, prejudicado pelo também péssimo envolvimento com a política, acarretando prejuízos incalculáveis, tenta tudo na Taça Fares Lopes para trazer de volta a alegria aos seus torcedores. Se reinventa e se prepara para a Taça Fares Lopes. Já o Pacajus, além da FL, se prepara para disputar sua primeira competição nacional, pois, depois de uma bela campanha no campeonato local, assegurou a vaga para a Série D. Importante destacar o trabalho em conjunto do treinador Roberto Carlos e do auxiliar Michel Guerreiro, ex-jogador, que tem garantido qualidade desde a formação do elenco a um bom entendimento com a diretoria, trazendo de volta o esporte competitivo para região, outrora dominada em campo pelo Horizonte.
*Esta coluna não reflete necessariamente a opinião do Portal Torcida K