Ícone do rádio esportivo brasileiro, Gomes Farias concedeu entrevista nesta sexta-feira (5) ao Papo Campeão, apresentado por Kaio Cézar. Com mais de 60 anos de carreira na crônica esportiva, o narrador falou sobre o início da trajetória profissional, comentou sobre o atual momento do Ceará, revelou já ter vestido a camisa do Fortaleza em uma ocasião, contou histórias da profissão e da vida pessoal, e disse em que momento pretende parar.
Farias pensa em aposentadoria?
Aos 84 anos, o narrador pretende ser recordista de longevidade na função. Durante o podcast, questionado por Kaio Cézar, Raimundo Gomes Farias detalhou como pensa na aposentadoria e de que maneira isso irá acontecer.
“Enquanto eu der um grito de gol de 30 segundos, eu não deixou não. Agora, quando eu notar que a voz está começando a fracassar, coisa assim, eu serei o primeiro… eu quero deixar no auge da minha voz. Mas eu gravo todo jogo meu e à noite eu vou ouvir o que está de errado, o que eu devo corrigir, isso depois de 60 anos. Porque eu acho que o profissionalismo é a coisa mais importante para um radialista.”
É verdade que Farias já torceu Fortaleza?
Sobre o lado torcedor, Gomes Farias deixou claro aquilo que todo mundo já sabe. Torce pelo Ceará. Porém, ele contou um “causo” de quando não teve outra alternativa a não ser vestir a camisa do Fortaleza em um local. Vale lembrar que em determinado momento da carreira, Farias teve que narrar jogos do Fortaleza, enquanto que o chefe Ivan Lima, também torcedor do Ceará, narrava jogos do Vozão.
“Terminou um Campeonato Cearense e o Rolim (ex-presidente do Fortaleza) tinha um clube de forró e nos convidou para ir para lá. O Luiz Rolim Filho era louco pelo Fortaleza, todo mundo sabe disso, um dos maiores torcedores do Fortaleza. A equipe foi toda pra lá, a seleção titular do rádio, Paulino Rocha e toda a equipe. Quando terminou, a despesa era grande demais”, disse o narrador.
“O Rolim chegou e disse: só tem uma saída, vocês vão vestir a camisa do Fortaleza e eu vou tirar a foto, aí vocês não pagam nada. Mas, senão, vão ter que pagar. Eu olhei para o Paulino, ele disse: veste tu primeiro, que depois eu visto. O Paulino não vestiu não, mas eu vesti.”
O Ceará consegue ir para a Pré-Libertadores?
Na tabela do Brasileiro, o Alvinegro tem 36 pontos, ocupando a 13ª colocação. O próximo adversário é o Cuiabá, que está em nono, com 39 somados. O jogo acontecerá na Arena Castelão, às 20h30, do domingo (7). Farias opinou sobre onde o Ceará pode chegar na competição.
“O Ceará ganhando esse jogo, o Ceará vai para 39 pontos e com certeza ele já começa a pensar em coisa maior. Primeiro que pode esquecer esse negócio de queda, que não vai cair. Eu, particularmente, acho que não vai cair, não tem perigo. Quer dizer, em futebol tudo pode acontecer, mas se fizer uma análise, você vai chegar a conclusão que realmente é muito difícil o Ceará cair.”
Os quatro mandatos de Deputado
Gomes Farias vem de uma família ligada à política, com parentes eleitos no interior, principalmente em sua cidade natal, o Ipu, distante 257 km da capital Fortaleza. Inclusive, o Estádio Municipal Antônio Pereira de Farias, o Pereirão, tem esse nome em homenagem ao tio do narrador.
“A família era política, mas eu não. Eu entrei à força. O Paulinho Rocha morreu, eu fiquei fazendo o Dois Toques na televisão, era audiência total, abrindo o Jornal Nacional. O Antônio Moraes me inscreveu no partido dele e eu disse: eu não gosto de política não, eu gosto é de rádio”, comentou.
“Naquele tempo o voto era ligado, tinha que votar no federal e no estadual, era obrigado a votar nos dois, não podia votar separado. No último dia, ele (Antônio Moraes) chegou lá em casa e disse: rapaz, a convenção foi hoje e você é candidato. E eu não fiz campanha, não fiz nada, eu não sabia de nada. Fui o deputado mais votado de Fortaleza.”
Farias quase foi Padre
Gomes Farias fez seminário para ser padre na Escola Apostólica de Baturité. O narrador contou como foi esse período de sua vida.
“No seminário chegou um psicólogo lá do Recife, eram 84 seminaristas. Ele falou com tudo mundo e escrevia na máquina. A gente ficava de lado e ele escrevia. Eu queria ser padre. Um mês depois fomos chamados. Dos 84, 42 ele disse que não dava para padre. Mandou 42 ir embora. E dos 42 que ficaram, nenhum deu para padre.”
O Papo Campeão é apresentado todas as sextas-feiras, ao vivo, no canal da Torcida K no YouTube. O áudio completo da entrevista também fica disponível nas principais plataformas de podcast e na programação da Rádio Torcida K.
Sou fã do Gomes Faria. Uma bela voz. O melhor narrador esportivo. Merece uma estátua. Ouvir a voz do Gomes Farias é um privilégio
Assisto os jogos do Ceará pelo radio, e ao desde o tempo da Dragão do Mar, ouvia o Paulino Rocha e o Gomes Farias, além do José Tosta, talvez o primeiro comentarista de arbitragem do radio cearense, e agora acompanho pela Cidade AM, lamento que nos jogos do Ceará o locutor de pista não acompanhe a vibração que os pistas devem mostrar em relação ao clube que cobrem, a exemplo do que cobre o nosso adversário maior, o Fortaleza. Mas o Gomes Farias e o maior Locutor esportivo do radio cearense em todos os tempos!