*Coluna Mídia Esporte Clube – por Bruno Balacó
A pandemia do novo coronavírus impôs aos meios de comunicação uma reinvenção nos modos como são feitos os programas esportivos de rádio e de TV. As gravações, antes realizadas exclusivamente dos estúdios das emissoras, agora são geradas – total ou parcialmente – com participações dos profissionais falando direto de suas casas, com auxílio de plataformas que realizam transmissões online, como Zoom e o StreamYard. Tudo, em nome da prevenção contra a covid-19, seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, de distanciamento físico, o que inviabiliza a realização de mesas-redondas presenciais.
Na TV cearense, programas como o Futebol do Povo, do Canal FDR (antiga TV O POVO), estão completando agora em março um ano de exibição fora do estúdio da sede do Grupo de Comunicação O POVO, com os integrantes em sistema de home office. O Toque Esportivo, atração matinal de esportes da rádio O POVO\CBN, adota, desde junho de 2020, um formato com apenas um profissional presente no estúdio, responsável por ancorar o programa, enquanto comentaristas e repórteres participam em modalidade remota. Da mesma forma faz o Bate-Bola na Pan, programa diário de esportes da rádio Jovem Pan News Fortaleza, comandado de casa por Gomes Farias. O apresentador conta ainda com a companhia de um profissional no estúdio e repórteres entrando via linha telefônica.
O Trem Bala, mesa de debates da TV Ceará – TVC, foi outro que passou por mudanças nos últimos 12 meses. Ano passado, o programa liderado por Alan Neto ficou fora do ar nos primeiros meses de pandemia e voltou a ser exibido com equipe toda presencial no estúdio em agosto de 2020. Até que nesta segunda-feira, 8 de março de 2021, a atração foi ao ar, pela primeira vez em sua trajetória de 10 anos na televisão, com uma edição 100% remota, para preservar a integridade de seus profissionais (parte deles, que compõe o grupo de risco), diante do quadro preocupante que a pandemia se encontra no Estado. O 1º Trem Bala “modo online” contou com participação de Sérgio Ponte, Evaristo Nogueira, Osvaldo Azim e Germana Pinheiro. Esse modelo de transmissão deve perdurar, pelo menos, até o fim do decreto de lockdown em Fortaleza, com validade até o próximo dia 18 de março.
Nas redes sociais da TVC, que retransmite o programa também no Facebook e no Youtube, uma publicação informava ao público que: “Atendendo ao novo decreto estadual de isolamento social rígido, o #TremBalaTVC passa por algumas mudanças, uma delas é a produção remota. Hoje, o programa é transmitido apenas pela TV, no canal 5”, além do aviso de “Pedimos a compreensão do público e em breve estaremos informando mais novidades”.
O Globo Esporte (TV Verdes Mares) segue sendo transmitido do estúdio, mas apenas com a figura do apresentador em cena. Já o programa A Grande Jogada (TV Diário) conta com apresentador no estúdio e os comentaristas Tom Barros e Wilton Bezerra participando de casa. No rádio, a emissora realiza o seu principal programa de noticiário esportivo, o Show de Bola (rádio Verdinha AM), em modelo quase que inteiramente remoto: com os integrantes de casa e, no máximo, um profissional no estúdio da emissora.
O Futebolês, da TV Jangadeiro, segue com o modelo de apresentador e comentarista no estúdio, contando com participações de repórteres de clubes em sistema home-office. Já na versão radiofônica do programa (rádio Jangadeiro Band News), apresentador e comentarista ficam no estúdio, de máscara e com distanciamento social, enquanto os repórteres participam de casa, ausentes dos dois principais pontos tradicionais de trabalho: as sedes dos clubes e os estádios, ambos ainda com acesso restrito à imprensa.
Em que pese a queda no padrão de áudio e imagem (com eventuais falhas de conexão, típicas deste período), a qualidade dos debates e das informações repassadas ao público pelos programas esportivos de rádio e TV permanece praticamente intacta, com boas doses de entretenimento e descontração entre seus integrantes. Aos poucos, esse processo de adaptação dos profissionais e das empresas vai se consolidado nestes tempos anormais de pandemia.
*Essa coluna é publicada às terças-feiras