Novo técnico do Ceará para o restante da temporada 2022, Marquinhos Santos chega ao Alvinegro após alcançar importantes conquistas nos últimos anos, que lhe deram a confiança necessária da diretoria alvinegra para apostar no seu trabalho visando as competições em disputa neste ano.
Em 2019, o comandante de 43 anos chegou ao Juventude, que, na época, estava na Série C do Campeonato Brasileiro. Além de conseguir o acesso para a segunda divisão de 2020, Marquinhos Santos também levou, de forma surpreendente, o clube para as oitavas de final da Copa do Brasil.
Porém, curiosamente, o técnico estendeu seu vínculo com a equipe gaúcha até o fim de 2020 e foi emprestado à Chapecoense durante a Série A, para tentar livrá-la do rebaixamento. Porém, ainda na penúltima rodada, ele antecipou seu retorno ao Juventude e a Chape acabou sendo rebaixada. De volta ao Juventude para a temporada 2020, teve altos e baixos, muito por conta dos problemas causados pela pandemia, e acabou demitido em março.
LEIA MAIS
+ Ceará anuncia Marquinhos Santos como novo técnico alvinegro; treinador chega na terça-feira (14)
+ Na melhor fase da carreira, Mendoza marca pelo quinto jogo seguido e assume vice-artilharia do Brasileirão
+ Interino, Pedro Sotero avalia empate entre Goiás e Ceará, justifica mudanças na equipe alvinegra e fala sobre ida ao Flamengo
Em fevereiro de 2021, Marquinhos Santos, que ficou quase um ano parado, retornou ao clube da serra gaúcha. Após um início bem irregular de Campeonato Gaúcho e uma eliminação precoce da Copa do Brasil, conseguiu recuperar a força e fez um ótimo primeiro turno de Série A, brigando até por Copa Sul-Americana. Porém, perdeu essa força mais uma vez no segundo turno e foi demitido no dia 18 de outubro.
Mas seu período desempregado durou, exatamente, quatro horas, já que foi anunciado como novo técnico do América/MG, que havia acabado de perder Vagner Mancini para o Grêmio. E foi aí que Marquinhos Santos teve seu grande momento da carreira, fazendo um final de Brasileirão 2021 impecável com a equipe mineira, não só livrando o time do rebaixamento, mas classificando, de forma inédita, para a fase prévia da Libertadores da América 2022.
Na atual temporada, o novo técnico do Ceará continuou fazendo história, passando pelas duas fases da pré-Libertadores, contra Guarani/PAR, com direito a um resultado histórico fora de casa, e Barcelona/EQU, que tinha sido semifinalista na edição 2021 da competição. E a classificação aconteceu, em ambos os jogos, nos pênaltis, fora de casa.
Só que o sarrafo subiu bastante na fase de grupos da competição e, após derrotas e eliminação na Libertadores, além de resultados negativos em outros torneios, Marquinhos Santos acabou caindo em 11 de abril. Dois meses depois, ele assume o comando técnico do Ceará.
Siga a Torcida K no Instagram, no Twitter e no Facebook. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube, deixar o seu like e, claro, ativar as notificações.