Depois de um início de temporada frustrante, o Ceará tenta virar a chave no Brasileirão Série A. Vice-campeão da Copa do Nordeste e do Cearense, o Vovô ainda teve que digerir uma eliminação na fase de grupos da Copa Sul-Americana diante do frágil Jorge Wilstermann, no meio de semana. Neste domingo (30), contra o Grêmio, a palavra é recuperação para o time comandado por Guto Ferreira.
A equipe gaúcha, campeã estadual e dona da melhor campanha da Sul-Americana, chega animada para a estreia na elite do futebol brasileiro desta temporada. Por outro lado, terá que superar seus próprios desfalques, acometidos por covid-19. A bola rola no Castelão às 16h.
+ Guto lamenta eliminação do Ceará na Sul-Americana: “Fomos muito abaixo do nosso jogo”
+ Ceará anuncia reforços; entre eles o atacante Wendson, ex-Ferroviário
Ceará
O técnico Guto Ferreira terá vários desfalques para este jogo. Steven Mendoza, suspenso, não poderá atuar. Além dele, Luiz Otávio, Fabinho, William Oliveira, Felipe Vizeu, Jacaré e Felipe Silva estão no departamento médico.
“Iniciar jogando em casa é sempre bom para que a gente possa sair vencedor e iniciar o Brasileiro bem, pois é um campeonato muito importante e competitivo. A gente sabe que o Grêmio é uma forte equipe, então vamos nos preparar para que domingo a gente possa fazer uma boa estreia.”
Saulo Mineiro, atacante do Ceará
Provável escalação: Richard; Gabriel Dias, Messias, Klaus e Bruno Pacheco; Charles e Oliveira; Saulo Mineiro, Vina e Yony González; Jael. Téc.: Guto Ferreira.
Grêmio
A equipe gaúcha também terá vários problemas para escalar a equipe. Rafinha, Luiz Fernando, Ferreira e Diego Souza, que testaram positivo para covid-19, não viajaram. O mesmo aconteceu com o preparador de goleiros Mauri Lima. O técnico Tiago Nunes, com sintomas gripais, mesmo testando negativo para o coronavírus, também fica de fora por precaução. Evandro Fornari, auxiliar técnico, comandará a equipe à beira do gramado.
“O Grêmio entra focado em todas competições da mesma maneira. As competições vão nos dando direcionamentos do que vamos fazer na temporada. Não tenho nenhum tipo de prioridade. A prioridade é o próximo jogo sempre. É importante ressaltar que é muito difícil chegar ao G-4. O Grêmio historicamente tem brigado por G-4 todo ano e é difícil chegar lá. O Grêmio sempre entra nas competições para brigar por título, mas estamos falando do campeonato mais difícil de se disputar no mundo.”
Tiago Nunes, técnico do Grêmio
Provável escalação: Brenno; Vanderson, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Matheus Henrique e Maicon; Léo Pereira, Ricardinho e Léo Chú. Téc.: Evandro Fornari.
Arbitragem
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior (ambos do DF)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Transmissão
TV Verdes Mares, Premiere FC e redes sociais da Torcida K