Ficou marcado para este domingo (23), às 17h, o último confronto entre Fortaleza e Ceará no Campeonato Cearense 2021 e pela trigésima quinta vez as principais equipes do estado vão decidir o campeão da maior competição local. No confronto mais recente, há uma semana e ainda pela segunda fase, o Tricolor do Pici levou a melhor e superou o rival por 2 a 0.
Para ser tricampeão, o Fortaleza, dono de melhor campanha, tem a vantagem do empate. Já o Ceará precisa vencer para recuperar a hegemonia estadual. As duas equipes buscam o primeiro título da temporada depois de perderem a Copa do Nordeste e para isso devem jogar com força máxima. O duelo acontece na Arena Castelão.
+ Clássico-Rei na final do Cearense terá árbitro Fifa e auxílio do VAR; confira a escala completa
+ Fortaleza e Ceará decidem o Campeonato Cearense pela 35ª vez; veja números do confronto
Fortaleza
O atual bicampeão cearense chega para mais uma decisão estadual em grande momento de recuperação. Após a saída de Enderson Moreira e a chegada do argentino Juan Pablo Vojvoda, o Leão disputou quatro partidas – entre elas um Clássico-Rei – atuando com quatro formações e três esquemas táticos diferentes. Venceu todas atuando bem. Só nesse recorte foram 20 gols marcados e apenas um sofrido.
Além de tricampeão, o Fortaleza pode garantir o seu décimo título cearense invicto. A última vez foi em 1947. Na atual temporada, são oito jogos sem perder no estadual, com seis vitórias e dois empates.
“Temos nossa característica de jogo que é agredir o adversário o tempo todo. A gente não vai esperar o Ceará, vamos começar atacando eles como a gente vem fazendo com todas as equipes depois que o Vojvoda chegou. Vamos trabalhar nesses últimos dois dias para conseguir ataca-los como fizemos nos últimos jogos, para conseguir continuar a fazer os gols e não sofrer”
Wellington Paulista, atacante do Fortaleza
Provável escalação: Felipe Alves; Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi e Carlinhos; Éderson e Jussa; Robson, Vargas e David; Wellington Paulista. Téc.: Juan Pablo Vojvoda.
Ceará
Depois de vencer o Bolívar e ficar muito próximo de se classificar para a segunda fase da Copa Sul-Americana, o Ceará desta vez terá condições e calendário para colocar o que tem de melhor e à disposição no campo de jogo. Durante grande parte do estadual o time alvinegro jogou com uma equipe de transição.
No único jogo com o time principal, o time perdeu exatamente para o Fortaleza, há uma semana, por 2 a 0. Mas, para a decisão deste domingo, alguns atletas importantes que não atuaram naquela partida estarão à disposição de Guto Ferreira: Vina, Oliveira, Luiz Otávio, Jael e Vizeu. A baixa fica por conta de Stiven Mendoza, suspenso preventivamente.
“Pra cada momento um tipo de pensamento e uma equipe a ser usada pra cada instante, em cada estágio. Importante que todos vão recebendo oportunidades, todos se sentem importantes e aí acontece o que vem acontecendo, a gente conseguindo, mesmo precisando sempre da vitória, só a vitória interessando, galgar degraus, ultrapassar etapas. Nós temos mais uma final domingo nas mesmas condições”
Guto Ferreira, técnico do Ceará
Provável escalação: Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles e Oliveira; Lima, Vina e Yony Gonzales (Saulo Mineiro); Jael (Felipe Vizeu). Téc.: Guto Ferreira.
Arbitragem
Árbitro: Rafael Traci (FIFA/SC)
Assistentes: Nailton Oliveira (CE) e Eleutério Marques (CE)
VAR: Igor Júnior Benevenuto (MG)
Transmissão
TV Jangadeiro e Nordeste FC
Comentários 1