Neste sábado (1), no estádio de Pituaçu, em Salvador, Bahia e Ceará iniciam a disputa pelo título da Copa do Nordeste. Enquanto o Tricolor lutará pelo tetracampeonato, o Vovô vai em busca do tri, para igualar o rival da final e encostar no Vitória, maior campeão da competição com quatro títulos.
O alvinegro tem a seu favor o histórico. Nas duas vezes em que levantou a taça, em 2015 e 2020, o adversário era justamente o Bahia. O Vozão também pode realizar o feito raro de conquistar o Nordestão por dois anos seguidos e, se não for derrotado, ampliar a invencibilidade no torneio para 24 jogos. A bola rola às 16 horas.
Sem perder há 10 jogos na atual temporada, o Ceará vem de um empate na Argentina com o Arsenal de Sarandí pela Copa Sul-Americana. O resultado de 0 a 0 quebrou a sequência de seis vitórias seguidas da equipe do técnico Guto Ferreira. Porém, a defesa não foi vazada mais uma vez – sexto jogo sem tomar gol dos últimos sete disputados. Do outro lado, o Bahia chega com a “faca nos dentes”. Depois de eliminar o Fortaleza na semifinal da Copa do Nordeste, o Tricolor de Aço venceu o Guabirá Montero por 5 a 0 também na Sul-Americana e vem com foco total na decisão do Nordestão.
O estádio Pituaçu tem o nome de Roberto Santos, mas carrega o apelido por ser localizado no bairro de mesmo nome, em Salvador. O estádio, que possui uma capacidade para 32.157 espectadores, foi palco da reta final da Copa do Nordeste 2020. Foi nele onde o Ceará conquistou o bicampeonato da competição.
Bahia
Classificado para a final depois de eliminar o Fortaleza, maior rival do Ceará, o Bahia chega na final querendo descontar os dois títulos da Copa do Nordeste perdidos para o Vovô e voltar a levantar a taça da competição, algo que não faz desde de 2017. O foco na decisão é tão grande, que mesmo jogando em casa na última terça-feira (27), pela Copa Sul-Americana, o técnico Dado Cavalcanti escalou uma equipe completamente reserva contra o Guabirá Montero. O triunfo por 5 a 0 animou o elenco do Bahia, que tentará fazer um bom resultado como mandante contra o Ceará.
Provável escalação: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick, Thaciano e Daniel; Rossi, Rodriguinho e Gilberto. Téc.: Dado Cavalcanti
Ceará
O Ceará chega para a final embalado. Invicto na Copa do Nordeste, a equipe do técnico Guto Ferreira tem a melhor defesa do torneio. O treinador, que busca o bicampeonato pelo Vovô, terá apenas um desfalque para escalar a equipe. Expulso na semifinal contra o Vitória, o lateral-direito Gabriel Dias será substituído por Buiu. No meio de campo, a dúvida fica em quem será o companheiro de Charles. Titular na Argentina, Willian Oliveira disputa posição com Pedro Naressi. No ataque, Lima, Mendoza e Vina devem ser mantidos.
Provável Escalação: Richard; Buiú, Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco; Charles e Naressi (Willian Oliveira); Lima, Vina e Mendoza; Vizeu. Téc.: Guto Ferreira.
Arbitragem
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Rogério de Oliveira Braga (PI) e Márcio Iglésias Araújo Silva (PI)
Quarto árbitro: Diego da Silva Castro (BA)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Transmissão:
Nordeste FC, Fox Sports e Jangadeiro