Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Pelo segundo ano consecutivo Ceará e Bahia decidirão a Copa do Nordeste. Em 2020, assim como em 2015, o vovô levou a melhor. Com os últimos jogos da competição disputados apenas em Salvador, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o alvinegro venceu as duas partidas e levantou a taça pela segunda vez.
A grande final de 2021 tem tudo para ser decidida em dois grandes jogos. Com boas estruturas e com bom poderio financeiro quem permitem a realização de contratações de grande nível, Ceará e Bahia reforçaram seus elencos e chegaram na final com méritos.
Apesar da excelente temporada de 2020 realizada pelo alvinegro cearense, o clube sofreu mudanças significativas em seu plantel. Na campanha do bicampeonato do Ceará, os principais nomes da equipe do técnico Guto Ferreira eram o goleiro Fernando Prass e o atacante Rafael Sóbis. Hoje, oito meses depois, os dois já deixaram o alvinegro. Enquanto o experiente arqueiro já se despediu dos gramados, Sóbis defende o Cruzeiro e disputará a Série B do Campeonato Brasileiro pela segunda vez consecutiva.
O Ceará também sofreu várias mudanças no sistema defensivo. Destaques do alvinegro no título, o lateral-direito Samuel Xavier, o zagueiro Eduardo Brock e os atacantes Bergson, Leandro Carvalho e Mateus Gonçalves, autor de um dos gols no primeiro jogo da final, já deixaram o vovô. O meia Ricardinho, ídolo e bicampeão do Nordeste pelo Ceará, se transferiu para o Botafogo já em 2021. Outros jogadores que também deixaram o vovô foram o zagueiro Tiago Pagnussat, o goleiro Diogo Silva, o lateral-direito Eduardo e o meia Wescley.
Por outro lado, outros jogadores chegaram ao vovô e elevaram o patamar do elenco. Os goleiros João Ricardo e Vinícius Machado; os zagueiros Messias e Jordan; os laterais Gabriel Dias e Alessandro; o volante Willian Oliveira; os meias Marlon, Stiven Mendoza e Jorginho e os atacantes Jael e Yony González podem conquistar a competição pela primeira vez pelo alvinegro.
Contratado em definitivo pelo Ceará após negociação com o Grêmio, o meia Lima também esteve no título de 2020. O jogador faz parte dos remanescentes que contam com Vina, destaque da última edição; Fernando Sobral; Richard; Luiz Otávio, Fabinho; William Oliveira; Charles; Cléber; Vitor Jacaré; entre outros, além do técnico Guto Ferreira.
A primeira partida da decisão será disputada neste sábado (1), às 16 horas, na Arena Fonte Nova. Uma semana depois, no dia 8, as duas equipes voltam a se enfrentar na Arena Castelão.