Na tarde deste sábado (24), iniciando a rodada dupla na Arena Castelão, o Ceará bateu o Vitória por 2 a 0 e garantiu classificação para sua segunda final consecutiva da Copa do Nordeste. O resultado foi construído no primeiro tempo, com gols de Vina e Messias. Agora, o alvinegro vai em busca do terceiro título da Lampions.
Mas antes de pensar na final, o Ceará volta suas atenções para a Sul-Americana. Na terça-feira (27), a equipe de Guto Ferreira encara o Arsenal de Sarandí na Argentina, às 21h30, pela segunda rodada do Grupo C. O Vitória volta a campo no dia seguinte, pelo Campeonato Baiano, contra o Conquista, às 19h30.
Na decisão da Copa do Nordeste, o Ceará aguarda o vencedor de Fortaleza e Bahia, que jogam neste sábado, às 20h30, também no Castelão. Gabriel Dias, expulso, será desfalque no primeiro jogo da final.
O Jogo
A primeira grande chance do jogo aconteceu aos quatro minutos, quando Soares acionou David na esquerda. Gabriel Dias escorregou e o atacante do Vitória apareceu na cara do gol. Richard conseguiu fechar o ângulo e fez ótima defesa no chute.
No momento em que o Rubro-Negro estava bem na partida, o Ceará conseguiu marcar seu gol. Aos 19 minutos, após transição rápida, Raul Prata tentou afastar e mandou contra o próprio gol, acertando o travessão. No rebote, Vina completou de cabeça para as redes. O assistente apontou impedimento, mas o VAR indicou que foi o lateral do Vitória quem fez o toque anterior, validando o tento do camisa 29.
Aos 40 minutos, jogada ensaiada do Ceará na bola parada. Vina levantou na cabeça de Messias que mandou no ângulo, sem chances para Ronaldo, ampliando o placar. A vantagem do Ceará deu tranquilidade e o ataque do Vitória, que já não chegava desde o primeiro gol sofrido, ficou ainda retraído, sem poder de reação no restante do primeiro tempo.
No intervalo, Klaus entrou na vaga de Luiz Otávio, que sentiu um desconforto na coxa e foi preservado. Assim como na etapa inicial, o Vitória criou a primeira boa chance no segundo tempo. Soares cruzou e Klaus conseguiu cortar na pequena área. Pouco depois, o mesmo Soares, cria do Caucaia, bateu de fora e Richard fez boa defesa. O Ceará mantinha uma postura mais cautelosa, aguardava as investidas do rubro-negro, que tentava sair mais para o jogo, mas errava bastante.
Buscando preservar seus jogadores, Guto sacou Mendoza e Charles, colocando Saulo e Fernando Sobral, recuperado da Covid-19. O camisa 8 do Ceará teve uma boa chance ao chuta de fora da área. A bola passou perto da meta do goleiro Ronaldo. Do outro lado, Eduardo cobrou falta direta e Richard fez ótima defesa, mandando pra longe. Nos acréscimos, Gabriel Dias derrubou Wesley e o árbitro mostrou cartão vermelho após revisão do VAR. O lateral teria acertado o pé no rosto do jogador do Vitória. O cartão gerou muita reclamação por parte dos jogadores do Ceará.
Ficha técnica
Local: Arena Castelão, em Fortaleza.
Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior (RN).
Assistentes: Vinícius Melo de Lima (RN) e Francisco de Assis da Hora (RN).
VAR: Wagner Reway (PB).
Ceará: Richard; G. Dias, Messias, Luiz Otávio (Klaus), B. Pacheco; Naressi, Charles (F. Sobral), Vina (Jael); Mendoza (Saulo), Lima, Felipe Vizeu (Marlon). Téc.: Guto Ferreira.
Vitória: Ronaldo; Raul Prata, João Victor, Wallace, Pedrinho; João Pedro, Cedric (Eduardo), Soares; Vico (Wesley Pionteck), David (Caíque Souza), Samuel (Ygor Catatau). Auxiliar: Flavio Tanajura.
Cartões Amarelos: Vico, João Pedro (VIT) / Gabriel Dias (CEA)
Cartão Vermelho: Gabriel Dias (CEA)
Gols: Vina (CEA), Messias (CEA)
Comentários 2