O Caucaia Esporte Clube se tornou uma referência no Twitter, alcançando ótimos números e conseguindo interações com grandes perfis na rede social. Para entender esse exponencial crescimento, conversamos com Diogo Fonteles, Gerente de Marketing da Raposa Metropolitana. Entre os assuntos abordados, falamos sobre a curiosa relação com o Manchester City e os desafios da temporada 2021 sem o apoio da prefeitura.
Diogo Fonteles tem apenas 17 anos e começou no clube criando as artes para as redes sociais. Ao assumir o comando da comunicação e do marketing do Caucaia, resolveu tomar um caminho diferente do padrão burocrático que a grande maioria das equipes possui em seus canais de mídia.
A equipe composta por apenas dois membros transformou a comunicação do clube, fazendo a Raposa Metropolitana atingir um destaque nacional. Diogo, o “estagiário”, como se denomina nas redes, está no último ano do ensino médio e pretende se graduar em Jornalismo e Marketing. Já Gabriel Silva, de 19 anos, faz faculdade de Gastronomia e recebeu o convite de Diogo por por ter facilidade com comunicação.
Diogo Fonteles explica de onde surgiu a ideia de transformar o jeito de o Caucaia se posicionar nas redes sociais.
“A interação começou agora, principalmente quando o futebol foi retornando em janeiro. Mas um pouco antes, em outubro, eu tive a oportunidade de montar uma pequena equipe. Hoje em dia já não é mais tão grande quanto era. O Gabriel Silva, que é o auxiliar de comunicação, é muito ligado em e-sports. Então ele viu que lá todas as equipes brincam umas com as outras e se provocam. Obviamente isso não existe no futebol, e acho que vai demorar, talvez até nunca acontecer isso. Buscamos trazer os memes, brincar com a nossa própria derrota. A gente vem acertando bastante”, disse.
Recentemente, a Raposa Metropolitana esteve em destaque no Twitter, interagindo com o perfil em português do Manchester City e com o apresentador Casimiro Miguel, da TNT Sports.
“As interações com o Manchester City e o Casimiro foram totalmente naturais. A gente não planejou praticamente nada. A do City foi o seguinte: há um tempo atrás, lá pra dezembro, eles responderam a gente. Eu não seguia eles, mas fui lá com o perfil do Caucaia e disse ‘vai dormir’, brincando só para interagir, já era meia-noite e pouco. Eles responderam, eu aproveitei e dei RT”, comentou Diogo.
“As interações com o Manchester City e o Casimiro foram totalmente naturais”
Diogo Fonteles
“Depois de um tempo, a gente tinha crescido e alguém perguntou qual era o maior time da Premier League. Respondi que não sabia, mas o que tinha o melhor estagiário era o do Manchester City, que já tinha me respondido. Então uma página que juntava os escudos fez a união Caucaia City. O perfil do City respondeu ‘Tamo Junto, Caucaia’. A gente enlouqueceu!”, revelou.
O Caucaia e o perfil em português do Manchester City seguiram trocando interações, inclusive escalando o time cearense com o layout próprio clube inglês, criando um grande engajamento e projetando o Caucaia a nível nacional. Fonteles comentou: “Eu tive a ideia do nada de juntar a escalação deles com a nossa arte, desejando uma boa sorte no próximo jogo. Eles responderam colocando a nossa escalação na arte deles e essa interação foi incrível. Depois disso a gente conversou no DM e combinou a parte dos vídeos do Magno Alves. Depois foi natural, publicamos e eles responderam.”
Nesta temporada, a Raposa não conta mais com o patrocínio da Prefeitura de Caucaia. Com a mudança da gestão, o novo prefeito, Vitor Valim, decidiu não manter o apoio. Diante deste cenário, o Gerente de Marketing do clube se valeu da criatividade. “No momento inicial, na parte do comunicado (sobre a possível desistência das competições), ficamos tristes. Porque a gente não sabia, só falaram: publica. Tentamos arrumar alguma maneira e conseguimos a parte do sócio. O Twitter ajudou demais no sócio, a hashtag #SOSCaucaia contou com torcidas de todo o Brasil pedindo para manter o clube funcionando, pedindo para o prefeito manter o patrocínio. Até torcedores do Fortaleza dando RT em tweets de torcedores do Ceará e vice-versa. Isso foi muito especial, importante e ajudou demais.”
Questionado sobre o crescimento do clube nas redes sociais, Diogo Fonteles fez uma análise e avaliou de forma positiva. “O crescimento da comunicação foi muito grande, porque não havia esse departamento. Era um supervisor do clube, que faz tudo lá dentro, que cuidava dessa parte, ele não tinha tanto tempo para dar essa atenção. Então eu apareci, comecei a dar mais atenção. O Twitter ainda ficou parado por quase um ano, porque a gente só foi dar continuidade agora em dezembro, não sabíamos se ia dar certo, mas acabou dando. A avaliação é excelente, nosso panorama é crescer ainda mais. Muito mais.”
Durante a Taça Fares Lopes e a primeira fase do Estadual, o Caucaia soube explorar como poucos o engajamento nas redes sociais, principalmente no Twitter, onde atingiu a marca de 10 mil seguidores. Entre os conteúdos próprios, destacam-se o números de gols do atacante Ciel e a presença de Magno Alves no elenco, muito bem explorados pela comunicação do clube.
Atualmente, o Caucaia está sem previsão de retorno aos gramados. Com a paralisação do Campeonato Cearense por força de decreto estadual, a equipe da Região Metropolitana não sabe quando voltará a jogar.
Será que o esporte em Caucaia esta em extinção pra que essas Areninhas se o Time do Caucaia não tem apoio e o Estadio Raimundão sera mais um Elefante Branco ?