Adversário do Ceará nas oitavas da Copa Sul-Americana, o The Strongest, uma das equipes mais tradicionais do futebol boliviano, chega para a partida desta quarta-feira (29) com mais de duas semanas sem entrar em campo oficialmente, mas com a altitude como um dos seus trunfos. Saiba mais como a equipe apelidada de Tigre chega para a eliminatória.
Vindo da Libertadores como terceiro colocado do seu grupo, que também contava com Athletico, Libertad e Caracas, o The Strongest está há mais de 15 dias sem jogar. A equipe atuou pela última vez no dia 12 de junho, quando foi derrotado por 3 a 0 para o arquirrival Bolívar na final do Apertura do Campeonato Boliviano.
Pode-se dizer que, depois deste certo recesso sem jogos, o time do técnico Cristian Díaz retorna as atividades, já que, além do duelo de meio de semana contra o Ceará, estreia no sábado (2) no Clausura contra o Oriente Petrolero. Confronto de quarta-feira marca o retorno do clube às atividades oficiais.
O grande aliado da equipe boliviana na partida de ida contra o Alvinegro vai ser a altitude. O estádio Hernando Siles, localizado em La Paz, é o sétimo estádio com maior altitude no futebol mundial. Ele fica a 3.637 metros do nível do mar e já deu dor de cabeça a vários clubes brasileiros. O último deles foi o Athletico, que tomou um sonoro 5 a 0 do próprio The Strongest na Libertadores deste ano.
Mas como joga o The Strongest? A equipe boliviana costuma jogar em um tradicional 4-3-3, que pode ser formatado como um 4-2-3-1. Cristian Díaz costuma arrumar suas equipes de maneira que joguem de uma forma mais veloz e buscando muito as transições, além de não ter medo tentar várias jogadas pelo alto, algo que foi essencial na goleada sobre o Athletico.
O grande destaque do time é o meia/volante boliviano Fernando Saucedo, de 32 anos, que foi o principal nome da equipe na fase de grupos da Libertadores, participando ativamente das jogadas de ataque e ganhando duelos no meio de campo.
Curiosamente, o The Strongest conta com um brasileiro no elenco. O atacante Rafinha, de 29 anos, que é mais conhecido por ter jogado na base e profissional do Flamengo. Ele também tem passagens por outros clubes, como Bahia, Atlético/GO, Avaí e São Bento.
Siga a Torcida K no Instagram, no Twitter e no Facebook. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube, deixar o seu like e, claro, ativar as notificações