Na tarde desta terça-feira (25), o técnico do Ceará, Tiago Nunes, concedeu a sua primeira entrevista coletiva da temporada. No papo, que aconteceu na sala de imprensa Sérgio Pinheiro, o treinador falou sobre os inúmeros desfalques da equipe para a estreia na Copa do Nordeste, as dificuldades que encontrará em Aracaju e fez um balanço sobre a pré-temporada.
Na testagem de rotina que aconteceu na última segunda (24), cinco jogadores do Ceará testaram positivo para a covid-19. Além de Lima, Richardson, Buiú e André Luiz, que haviam sido diagnosticados na sexta-feira (21), os atletas Vina, Messias, Léo Rafael, Richard e William Oliveira também foram acometidos pela doença. De acordo com o departamento médico do Alvinegro de Porangabuçu, todos estão em isolamento e assintomáticos.
Com nove desfalques para a partida de estreia na temporada, diante do Sergipe pela Copa do Nordeste, o técnico Tiago Nunes comentou sobre as dificuldades de montar o time titular para o confronto.
“O que mais nos atrapalha na verdade é a sequência de preparação inicial desses atletas. Porque, na prática, sempre que um atleta é diagnosticado com covid, ele tem, no mínimo, de sete a oito dias de reclusão. Então, nesse período inicial, onde o nosso tempo vale tanto, vale ouro, os atletas acabam perdendo um período importante e que tem que tentar retomar esse tempo agora a partir do retorno deles. A gente vai atrasar um pouco a preparação desses atletas. Então o que me preocupa na verdade nem são os jogos iniciais, mas sim a preparação desses caras para que eles possam ter uma condição física boa e uma condição de preparação adequada e não ter que iniciar uma temporada já atropelando os processos, atropelando essas etapas de preparação. Alguns deles já vinham trabalhando com a gente, sabem das ideias iniciais, mas o ritmo de treino, o ritmo da preparação, isso infelizmente não tem como voltar muito, não tem como buscar. Esses caras vão ter que retomar esse tempo com os dias que, em meio aos jogos e as competições, a gente tem pela frente”, afirmou.
Além do Ceará, o Sergipe também vem sofrendo com vários casos de covid. Nesta semana, 21 integrantes da equipe, entre atletas e comissão técnica, foram afastados e cumprem isolamento. Por conta disso, a partida entre Sergipe e Botafogo-PB, válida pela primeira rodada da Copa do Nordeste e que aconteceria na quarta-feira (26), foi adiada. Com os desfalques da equipe sergipana, Tiago Nunes acredita que haverá surpresas para o jogo de sábado e comenta sobre a preparação para o confronto.
“Eu vi dois jogos deles. Vi a estreia contra o Falcon, onde eles venceram por 2 a 1, de virada. E também vi o jogo deles contra o Boca Júnior, que eles venceram por 6 a 0. Nosso departamento de análise também já fez uma avaliação desse elenco. A gente ficou sabendo que eles tiveram também um número grande de casos de covid. Então conforme for a mudança da escalação, esse time pode trazer mais surpresas, mais dificuldades. A gente conhece um pouco do que eles vinham fazendo desde a temporada passada. Então o desafio passa primeiro por a gente ter um conhecimento maior e também o tempo de preparação. Eles são uma equipe que estão se preparando desde o mês de dezembro, se não estou equivocado. Tem um tempo maior de preparação, um lastro competitivo um pouquinho maior e que nesse período inicial faz diferença nas competições”, explicou.
Se preparando para a temporada desde o dia 8 de janeiro, o Ceará vem treinando bastante para o início do calendário de competições. Visando a participação no Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro, o Vozão realizou um jogo-treino no último sábado (22), contra a equipe do Floresta. Com a vitória por 2 a 1, a comissão técnica do Alvinegro de Porangabuçu colheu informações importantes para ajustar a equipe nos jogos iniciais de 2022.
Mesmo com um período de treinamentos apertado, o técnico falou sobre a preparação do Vozão durante as últimas semanas. “Pensando em uma temporada com cinco competições, com tantos e tantos jogos que a gente vai disputar, 30 dias, 20 dias de pré-temporada não tem como você preparar de maneira adequada uma equipe. Mas essa não é uma realidade só nossa, né? Isso é do futebol brasileiro. Então dentro da nossa realidade foi algo muito bom. Suficiente vai ser com o decorrer dos jogos. Eu ainda quero utilizar de alguns jogos da Copa do Nordeste para que a gente possa rodar bastante o elenco, dar ritmo para muitos atletas, para que a gente possa chegar, principalmente nas fases mais importantes da Copa do Nordeste, do próprio Campeonato Cearense, já com uma condição de uma equipe estabelecida, já com a maior parte do grupo em uma condição física ideal. E aí sustentar a temporada até o final”.
A estreia do Ceará na temporada 2022 acontece no próximo sábado (29), em partida fora de casa contra o Sergipe, válida pela 2ª rodada da Copa do Nordeste.