Vai começar! O Campeonato Cearense 2021 terá seu pontapé inicial nesta quarta-feira (10) com dois jogos da primeira fase. O regulamento é praticamente o mesmo da temporada passada, com alteração apenas na final, que agora será disputada em jogo único. Icasa e Crato aparecem como as novidades oriundas da segunda divisão. O Verdão do Cariri foi o campeão da Série B 2020.
Regulamento
Oito times participam da primeira etapa, totalizando sete rodadas. Os dois piores são rebaixados e os seis restantes avançam para a segunda fase, quando encontram Ceará e Fortaleza – novamente em sete rodadas. As quatro melhores equipes vão à semifinal, que também será disputada em jogo de ida com vantagem para quem possuir melhor campanha na segunda fase. A exemplo das etapas anteriores, a final será disputada em jogo único, com vantagem para o dono de melhor campanha na soma das fases segunda e semifinal.
+Clique para ver regulamento completo
+Clique para ver tabela
Ferroviário Atlético Clube
Time titular: Jonathan; Rone, Vitão, Richardson, Madson; Wesley Dias, Diego Viana, André Mensalão; Reinaldo, Berguinho e Adilson Bahia.
Destaques: André Mensalão e Berguinho.
Técnico: Francisco Diá
Objetivo na competição: Título
Estádio: Elzir Cabral
Depois da surpreendente campanha em 2017, quando retornou à elite estadual e conquistou o vice-campeonato, o Ferroviário ainda não conseguiu repetir uma boa campanha no Cearense. Nove vezes campeão, o time não conquista o título desde os dois seguidos em 1994 e 1995. Em 2018 e 2019 não conseguiu passar para as semifinais. Na temporada passada, até chegou entre os quatro, mas foi eliminado pelo Ceará.
O elenco foi bastante modificado em comparação ao time que brigou contra o rebaixamento na Série C. Poucos permaneceram e a novidade ficou por conta do técnico Francisco Diá, que veio do ABC de Natal. Neste ano, o clube teve a segunda melhor campanha da primeira fase da Taça Fares Lopes, somando três vitórias e dois empates. O time se classificou a final da Fares Lopes após eliminar o Caucaia vencendo os dois jogos da semifinal. No Cearense 2020, chegou à semifinal.
“O Ferroviário entra com a o obrigação de garantir a liderança na primeira fase. O clube vem mostrando no início deste ano que é um time em evolução, com bons jogadores, mas nos últimos anos ainda não conseguiu ser o “campeão” da primeira fase neste novo formato. Acrescento também o Icasa, que pode aparecer brigando lá em cima e está credenciado a isso também pelo que fez na Série B e agora na Fares Lopes, como também o Caucaia. A incógnita é o Atletico Cearense, não dá para cravar ainda se vai bater de frente com os outros concorrentes pela parte de cima da tabela.”
Júnior Ribeiro, comentarista da Torcida K
Caucaia Esporte Clube
Time titular: Dionatan; Ceará, Túlio, Airton Jr, Thalison; Dim, Jackson Caucaia, Everton; Hugo Freitas, Daniel Passira e Ciel.
Destaques: Ciel, Magno Alves, Jackson Caucaia e Everton.
Técnico: Vladimir de Jesus
Objetivo na competição: Liderança da primeira fase e Semifinal
Estádio: Raimundo de Oliveira
A Raposa Metropolitana vê a temporada 2021 como o ano da consolidação. Pela boa campanha que fez em 2020, primeira vez que disputou a Série A do Cearense, o clube garantiu vaga na Série D e terá o calendário cheio no segundo semestre. O elenco do técnico Vladimir de Jesus conta com atletas experientes como Everton Maranguape, o artilheiro Ciel, o volante Jackson Caucaia e Magno Alves. Além deles, o atacante Siloé, que está machucado. O clube vem crescendo, tendo vencido a segundona estadual e a Fares Lopes em 2019.
Neste ano, o Caucaia ficou em terceiro na primeira fase da Taça Fares Lopes, atrás de Ferroviário e Icasa. Ciel foi o grande destaque anotando nove gols e se tornando o artilheiro do Brasil. Porém, a fase semifinal reservou um encontro contra o Tubarão da Barra e o Caucaia terminou eliminado.
“Acredito que Ferroviário e Caucaia partem na frente na briga pelo título da 1ª fase do Campeonato Cearense por já contarem com elencos bem formatados, competitivos e com ritmo de jogo. Mas, entendo também que o Icasa pode surpreender e desbancar essas duas equipes.”
Bruno Balacó, comentarista da Torcida K
Pacajus Esporte Clube
Time titular: Cris; Felipe Ramos, Jefferson, Ramon, William, Dedé, Rafinha, Diego Palhinha, Zé Paulo; André Cassaco, Lucas Dantas.
Destaques: Diego Palhinha
Técnico: Roberto Carlos
Objetivo na competição: Segunda Fase
Estádio: João Ronaldo
Vice-campeão da Série B Cearense em 2019, o Pacajus subiu juntamente com o Caucaia e chega para 2021 em sua segunda temporada na elite estadual. Ano passado, o clube conseguiu chegar à segunda fase, mas ficou apenas na sétima colocação. O Índio do Vale do Caju quer novamente chegar à segunda fase. Para isso, o clube trabalhou com dois elencos até agora: um time alternativo disputou a Taça Fares Lopes, onde ficou em quinto, e o “principal” esteve se preparando exclusivamente para o Cearense. O técnico Roberto Carlos tem ao seu lado o auxiliar Michel Guerreiro.
Futebol Clube Atlético Cearense
Time titular: Carlão, Gustavo, Waldson, Olávio, Talys; Iago Araújo, Daniel, Erison, Romarinho, Wandson e Daniego.
Destaques: Wandson e Romarinho
Técnico: Raimundo Vágner
Objetivo na competição: Segunda fase
Estádio: Raimundo de Oliveira
Desde que se tornou Atlético Cearense na temporada 2019, o clube busca se firmar entre os principais do futebol cearense. Ainda como Uniclinic, em 2016, a equipe foi vice-campeã, perdendo na final para o Fortaleza. Da campanha do segundo lugar até agora, o clube voltou à semifinal apenas uma vez, em 2018.
O Atlético não participou da Taça Fares Lopes 2020, que teve seu início em 2021. O foco total ficou para a preparação visando o Cearense. Porém, a equipe buscou reforçar seu elenco. Wandson retorna após empréstimo ao Paraná Clube e é uma das armas de Raimundo Vagner para o Estadual. Nesta temporada, o clube disputará a Série D.
“O Campeonato Cearense nos últimos anos, em sua primeira fase, vem mostrando a importância de uma boa comissão técnica aliada a um elenco misto entre juventude e experiência. Por isso coloco o Icasa, comandado pelo Washington Luiz, como um dos favoritos. O Icasa vem de um título de série B e com uma nova estrutura. O Ferroviário, por tudo que já vem mostrando na Fares Lopes com o Diá, tem que ser considerado também. No tocante a surpresa, por mais que seja uma realidade, principalmente na base contribuindo bastante, credito que o Atlético Cearense do experiente e competente Raimundo Vagner possa fazer um bom trabalho.
Hugo do Vale, comentarista da Torcida K
Barbalha Futebol Clube
Time titular: Camilo; Everaldo, Jamerson, Charles, W. Marinho; Pedro Isidorio, William Bersan, Douglas Bomba, Eduardo Sousa; Hudson e França.
Destaques: Camilo e Hudson
Técnico: Hígor Cezar
Objetivo na competição: Segunda fase
Estádio: Inaldão
Campeão da Taça Fares Lopes em 2013, o Barbalha chegou à elite do Estadual apenas em 2019. E não decepcionou em seu primeiro ano: foi o campeão da primeira fase, o que lhe rendeu uma vaga na Copa do Brasil naquele momento. A equipe quase repetiu o feito na temporada passada, ficando apenas um ponto atrás do Guarany na disputa pela liderança da primeira fase. Entretanto, nas duas edições, o time ficou em oitavo na segunda fase, distante da zona de classificação para a semifinal.
A equipe será comandada por Higor César, ex-Globo. O técnico também teve passagens por Petrolina/PE, Afogados/PE e outros clubes do Rio Grande do Norte. A Raposa do Cariri foi outro time que optou por não disputar a Taça Fares Lopes e focar no Estadual. O elenco é formado em sua maioria por jogadores indicados pelo treinador, como é o caso do goleiro Camilo, ex-Icasa, e outros atletas com rodagem pelo RN. Outro destaque é o atacante Hudson, formado no Botafogo e que atuou pelo Fortaleza em 2016.
Guarany Sporting Club
Time titular: Giovani; Edcarlos, Guilherme, Menezes e Deca; Leandro Sobral, Zé Algusto, Alex Sandre; Jô, Chael e Breno.
Destaque: Zé Augusto
Técnico: Arnaldo Lira
Objetivo na competição: Liderança da primeira fase e vaga na Série D
Estádio: Junco
Campeão da primeira fase do Estadual 2020, o Guarany de Sobral chega para a temporada 2021 com o elenco reformulado. O clube ficou em último em seu grupo na Série D, somando apenas 11 pontos. O objetivo inicial é fazer uma boa primeira fase e lutar pelo primeiro lugar. Avançando à segunda fase, o Bugre Sobralense tentará a vaga na Série D 2022. Ainda na temporada passada, a equipe terminou em quarto na segunda fase e chegou à semifinal, sendo derrotado pelo Fortaleza.
O técnico Arnaldo Lira chegou no início do ano e o elenco do Cearense será o mesmo que disputará a Copa do Brasil 2021. O Cacique do Vale não disputou a Taça Fares Lopes e sua pré-temporada foi baseada em amistosos para criar conjunto e entrosamento, além de corrigir alguns detalhes.
Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa
Time titular: Mauro; Wesley, Regineldo, Max Oliveira, M. Silva; Carlão, Lincon, Esquerdinha, Thiaguinho, Nael e Júnior Juazeiro.
Destaques: Nael, Assisinho e Esquerdinha
Técnico: Washington Luiz
Objetivo na competição: Liderança da primeira fase e vaga na Série D
Estádio: Inaldão
Campeão da Série B do Cearense em 2020, o Icasa finalmente demonstra que pode voltar aos grandes dias. O clube retorna à primeira divisão após quatro temporadas na segundona. A expectativa para 2021 aumentou com a campanha do time da Taça Fares Lopes, obtendo o melhor desempenho na fase inicial e chegando forte na semifinal. O clube busca se reerguer após quedas seguidas nos últimos anos. Em 2013, a equipe ficou em 5º na Série B do Brasileiro e por pouco não subiu para a Série A. Porém, logo em seguida, caiu para a C, depois D, caiu no Estadual, e ficou sem divisão nacional. O Icasa vê 2021 como o ano da consolidação da sua retomada e tentará brigar por vaga em competições nacionais.
O elenco tem como destaque o atacante Nael, importante na Série B do Estadual e também na atual Fares Lopes. No meio-campo, Esquerdinha, campeão Brasileiro com o Ferroviário, é o armador da equipe. Na zaga, Max Oliveira, ex-Fortaleza, é titular. Washington Luiz também conta no ataque com outros dois conhecidos do futebol cearense: Assisinho e Romário. O jovem uruguaio Lázaro Zoppi, destaque do Campo Grande em 2020, também segue no elenco do Icasa para 2021.
“O Icasa é muito forte. A julgar pelo que está fazendo na Taça Fares Lopes, o time de Washinton Luiz vem com sede de se reafirmar na elite e tem tudo para obter sucesso. Acredito que vai rivalizar com o Ferroviário pela primeira posição dessa etapa inicial.”
Kaio Cézar, comentarista da Torcida K
Crato Esporte Clube
Time titular: Alef; Mateus Carioca, Alan Miguel, Ricardo; Vandinho, Lucas Trindade, João Felipe, Bruninho; Neto, Vinícius e Robinho.
Destaque: Robinho
Técnico: Pedro Manta
Objetivo na competição: Segunda fase
Estádio: Mirandão
Depois do rebaixamento em 2014, o Crato viveu momentos complicados até o retorno nesta temporada. A equipe disputou a Série B do Cearense em 2015 e 2016, mas acabou rebaixada para a Terceirona. Após o segundo lugar na Série C em 2018, o Azulão da Princesa retornou à Segundona, disputando as duas edições seguintes. Em 2020, o clube subiu para a elite juntamente com o Icasa, chegando à final e ficando com o vice-campeonato.
O Crato firmou parceria com o Atlético Cearense para a disputa da Série B do Cearense 2020, resultando no acesso. Porém, com o fim da parceria, o Azulão teve que remontar o elenco. O time é composto em sua maioria por jovens atletas e tem como principal fonte de receitas o Município. Desta forma, o objetivo do clube é tentar passar para a segunda fase e se manter na primeira divisão.