O Fortaleza finalmente respira na briga contra o rebaixamento. No primeiro confronto direto nesta fase decisiva do Brasileirão, o Leão venceu o Coritiba por 3 a 1, virando o jogo em menos de um minuto após empatar. Ricardo Oliveira abriu o placar, posteriormente Nathan Silva anotou contra e, em seguida, David reverteu o placar. No segundo tempo, Wellington Paulista ampliou a vantagem.
No final do jogo, Wilson foi expulso ao se adiantar em uma cobrança de pênalti do camisa 9 do Fortaleza. Sarrafiore foi pro gol e defendeu a segunda cobrança de W. Paulista.
Com este resultado, o Tricolor de Aço chega aos 38 pontos, ocupando a 14ª colocação. O Coritiba está praticamente rebaixado, estacionando nos 28 pontos restando quatro partidas. Na próxima rodada, o Leão encara o Vasco, novamente na Arena Castelão, às 19h15 da quarta-feira (10). O Coxa Branca só volta a campo no sábado (13) contra o Santos, na Vila Belmiro, às 19h.
O jogo
O Coritiba teve um problema antes mesmo da partida começar, o lateral-direito Natanael sentiu dores no joelho e foi vetado. Hugo Moura entrou como titular e mudou todo o sistema tático da equipe. A primeira boa chance aconteceu aos quatro minutos, quando Osvaldo deixou David na cara do gol, o atacante do Fortaleza chutou muito fraco e Wilson conseguiu salvar.
Depois de pressionar no início, o Tricolor baixou suas linhas, aguardando as subidas do Coritiba, buscando lançamentos e jogadas rápidas. Porém, um problema com Osvaldo obrigou o Fortaleza a mudar ainda cedo: Osvaldo sentiu uma lesão e Igor Torres entrou na vaga.
Em pouco menos de um minuto, aos 26 do primeiro tempo, dois momentos de perigo. Paulão lançou Gabriel Dias na direita, o lateral cruzou para dentro, Torres bateu e Wilson fez grande defesa. Em seguida, Ricardo Oliveira foi acionado por Hugo Moura em profundidade e apareceu na cara do gol, batendo na saída de Felipe Alves. O árbitro aguardou a revisão do VAR e, após três minutos, confirmou o gol. Enquanto isso, o Fortaleza perdeu outro gol na frente do goleiro. David, novamente, bateu em cima de Wilson.
Porém, na reta final do primeiro tempo, o Fortaleza empatou e virou. David, criticado por perder gols, foi o protagonista. Cruzou da esquerda para Nathan Silva marcar contra. Segundos depois, Luiz Henrique acionou o camisa 17 que desta vez não perdoou, balançando as redes.
Na volta do intervalo, o Fortaleza esteve melhor, buscando mais o jogo, tentando movimentar o ataque. Chegando tocando a bola e também através da bola parada, apostando nos cruzamentos. Wellington Paulista arriscou um chute forte de longe e Wilson espalmou para escanteio. O Coritiba deu a resposta aos 21 minutos: escanteio cobrado rápido, levantamento pela direita e Galdezani cabeceou para fora.
O ritmo do jogo caiu bastante se comparado ao primeiro tempo, a intensidade também. O time visitante tentava buscar forças para reagir, mas não conseguia bater de frente com a defesa do Fortaleza, que por sua vez cadenciava o jogo e tentava administrar a vantagem. Na reta final, o Tricolor ampliou: Juninho levantou na área, Paulão cabeceou para o meio, Tinga desviou e W. Paulista completou para as redes de letra, anotando um golaço. Jogador do Coritiba dava condições.
Mariano Vázquez ainda acertou a trave nos acréscimos. Na sequência do lance, Rhodolpo utilizou o braço para desviar a bola e Anderson Daronco anotou pênalti após revisão do VAR. O zagueiro recebeu o segundo amarelo. W. Paulista cobrou e Wilson defendeu. Após nova revisão, foi detectado que o goleiro se adiantou. Ele levou o segundo amarelo e foi expulso também. Sarrafiore defendeu.
Ficha técnica
Fortaleza: Felipe Alves; G. Dias (Tinga), Quintero (Wanderson), Paulão, Bruno Melo; Juninho, Felipe, Luiz Henrique (Vázquez); Osvaldo (Igor Torres), David (Carlinhos), W. Paulista.
Coritiba: Wilson; Nathan Ribeiro, Rhodolfo, M. Oliveira; Cerutti (Nathan), Hugo Moura, Nathan Silva (Sarrafiore), M. Galdezani (Matheus Bueno), Yan Sasse (Luiz Henrique); Rafinha, Ricardo Oliveira.
Gols: Ricardo Oliveira (CTB), Nathan Silva (contra), David (FOR) e W. Paulista (FOR)
Cartões Amarelos: Osman (CTB), Paulão (FOR), Wilson (CTB), Rafinha (CTB), Sarrafiore (CBT), Felipe (FOR) e Rhodolpo (CTB)
Cartão Vermelho: Rhodolpo (CTB) e Wilson (CTB)