O Conselho Técnico que definiu a fórmula de disputa do Cearense 2022 aconteceu nesta quinta-feira (11). A grande novidade ficou com a entrada de Ceará e Fortaleza apenas na fase quartas de final da competição. O Estadual tem início em 9 de janeiro e final em 3 de abril. No total, serão 20 datas. Desta forma, o Vovô e o Leão podem fazer no máximo seis jogos no certame da próxima temporada.
A Federação Cearense de Futebol apresentou o regulamento. Atlético/CE, Ferroviário e Icasa se manifestaram contra a fórmula. O argumento da FCF se baseia nas datas da Copa do Nordeste e Copa do Brasil.
Fórmula
Primeira fase: oito clubes na disputa. Jogos de ida e volta, ou seja, 14 rodadas. A etapa será comprimida entre os dias 9 de janeiro e 19 de fevereiro. Os dois últimos colocados serão rebaixados. Os dois primeiros colocados vão direto para a semifinal. Os times classificados em terceiro e quarto enfrentam Ceará e Fortaleza na quartas de final.
Segunda fase: Os jogos de ida e volta das quartas de final acontecerão nos dias 22 e 25 de fevereiro. Os dois classificados vão para a semifinal, onde já estarão os líderes da primeira fase. A semifinal também será decidida em duas partidas, em 28 de fevereiro e 15 de março. A final será nos dias 18 de março e 3 de abril. Nestas datas podem ocorrer conflitos de agenda com a Pré-Libertadores.
Clubes: Atlético/CE, Caucaia, Crato, Ferroviário, Icasa, Iguatu, Maracanã, Pacajus. Além de Ceará e Fortaleza.