O jornalista Mauro Naves fez comentário polêmico em programa da rede de televisão ESPN, na noite desta segunda-feira (8). Durante análise sobre a temporada do São Paulo e a possibilidade do Tricolor chegar à Taça Libertadores da América caso o G-6 vire G-9, Naves criticou o excesso de vagas para a maior competição internacional da América do Sul e mostrou desconforto com a possibilidade de um time emergente chegar ao torneio.
“Não é o caso do São Paulo, se ele entrar em nono, justamente por toda tradição e história que ele tem. Mas a gente corre o risco de um time menor pegar essa vaga e não ter estrutura, não ter força, não ter elenco para estar numa Libertadores. Ou seja, a Libertadores veio até esse time”, disse.
Logo após a fala, torcedores de diversos clubes intermediários da Série A do Brasileiro foram as redes sociais repudiar a fala do jornalista.
“É impossível a libertadores chegar a um clube. Se hoje, os 9 clubes que estão na zona de classificação pra competição estiverem lá, é mérito total deles e não porque a libertadores chegou até ele seu Mauro Naves”, disse um torcedor do Sport.
“Pelo que entendi, o sr. Mauro Naves ignora trabalhos bem feitos e direciona o merecimento à tradição. O #sãopaulofc faz um campeonato ridículo e mesmo assim é mais compreensível que um #fortaleza ou #ceará na #libertadores. Por isso que dos “Mauros” eu prefiro o Betting” retrucou um outro torcedor, via Twitter.
“Qual a chance de Mauro Naves conhecer a estrutura do Fortaleza?? E do Ceará, do Bahia??? O problema é que esses dinossauros comentam baseados na percepção que tinham de décadas atrás. Ainda não se deram conta do que está acontecendo. Ainda falta dinheiro, mas tem organização!”, respondeu um torcedor do Bahia.
Até o momento, os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro se classificam para a Libertadores em 2022, porém, caso os campeões da Copa Sul-Americana, da Taça Libertadores e da Copa do Brasil terminem o Campeonato Brasileiro entre os seis primeiros colocados, teremos 9 representante brasileiros no Torneio. Desta forma, além do Fortaleza, que, na quinta colocação, está com a classificação para o torneio bastante encaminhada, times como Ceará, Cuiabá, Atlético-GO, América-MG e Bahia podem também chegar à zona de classificação para a Competição.