“Um time letreca”, “uma rasteira de capoeira”, “o time é horrível”, “blindado”. Frases icônicas do Homem Mau, do Programa Trem Bala, sucesso da TV cearense que ultrapassou barreiras e se tornou uma referencia nacional. Nesta sexta-feira (22), no Papo Campeão, Kaio Cézar recebeu o experiente comunicador Evaristo Nogueira, o Vavá Maravilha, que também passou a ser conhecido como Homem Mau.
Natural de Mossoró, Evaristo tem cinco décadas no rádio, já foi político, eleito três vezes vereador em sua cidade, e foi presidente do Baraúnas, tradicional clube de futebol do Rio Grande do Norte. Durante a entrevista com Kaio Cézar, Evaristo falou sobre o sucesso do Trem Bala, os bastidores do programa, e também a relação com os integrantes da bancada, quando enalteceu Alan Neto, o “maquinista-mor”.
“É muito bom trabalhar ao lado do Alan, é o cara mais criativo que eu vi até hoje na comunicação cearense. É um cara espetacular. É o Alan o responsável pelo Trem Bala. Eu gosto muito de dizer, só existe o Trem Bala porque existe o Alan Neto. Ele é o nosso grande maquinista, conhece como ninguém esse negócio de rádio, comunicação, jornal, televisão.”
“Eu saio do Trem Bala se…”
Durante mais de uma hora de conversa, o Homem Mau comentou sobre vários assuntos no podcast. Indagado sobre o Fortaleza, por exemplo, ele disse que Vojvoda era refugo do futebol argentino e que não acredita na classificação do Fortaleza na Copa do Brasil: “Ão, ão, ão abocanharam o Leão! Não acredito. Eu não acredito em fantasma, respeito quem acredita, mas se o Fortaleza passar pelo Atlético, aí eu digo que tem fantasma”, disse.
O Homem Mau disse mais. No Papo Campeão com Kaio Cézar, ele surpreendeu ao desafiar e prometer deixar a bancada do Trem Bala caso o Fortaleza reverta a desvantagem para o Atlético/MG, que venceu o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil por 4 a 0. O jogo de volta será na quarta-feira (27), no Castelão.
“Eu saio do programa! Não é que eu esteja torcendo contra o Fortaleza, mas é que não existe. O Atlético é o melhor time do futebol brasileiro. E era pra ter sido mais, Kaio. (…) Eu saio da comunicação. Tá torcendo contra? Não, é que eu não acredito.”
“Meu principal desafeto é…”
Vavá comentou sobre os problemas que teve com as torcidas do Botafogo/PB e do CRB e outras polêmicas com seus comentários. Ele também revelou que seu maior desafeto é Mauro Carmélio, presidente da FCF, elegeu Yony González e Steven Mendoza como maiores refugos do futebol e afirmou que o Ferroviário é o time mais letreca do futebol cearense.
“O Trem Bala não tem roteiro…”
“Ninguém combina nada, a prova é tão grande que ele começa o programa falando ‘vou deixar vocês no canto da parede’. Ele manda uma pergunta que eu nem sei o que vem de lá para cá, aí você se vira. Nada, não tem roteiro, tem um roteiro de reportagem, mas aí é outra coisa. Pode acreditar, é na hora.”
“Eu queria que o Homem Mau tivesse ido e o Homem Bom tivesse ficado”
Em março deste ano, Evaristo perdeu o filho vitima da Covid-19. Karlo Schneider tinha 39 anos. Vavá contou como vem lidando com o luto e como o trabalho tem sido importante para conviver com a tragédia.
“Eu apresento um programa, Saúde do Povo, há 27 anos e tenho muitos amigos médicos por aqui. Todo sábado é um tema diferente. Veio uma turma de médicos e falou: ‘Vavá, tu tem duas saídas: a primeira é você ir para o fundo da rede e já acabou. A segunda é você tocar pra frente o seu profissionalismo, porque a tragédia você vai levar para o resto da vida’. E assim tô fazendo. É uma terapia, Kaio. Não queira estar no meu lugar. O Homem Mau ficou e o Homem Bom foi. Eu queria, eu juro a você, com toda a sinceridade, que fosse o contrário, que o Homem Mau tivesse ido e que o Homem Bom tivesse ficado.”
O Papo Campeão é apresentado todas as sextas-feiras, ao vivo, no canal da Torcida K no YouTube. O áudio fica disponível nas principais plataformas de podcast e também na programação da Rádio Torcida K.
Comentários 1