O Fortaleza está entre os quatro finalistas da Copa do Brasil. A vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, na noite desta quarta-feira (15), na Arena Castelão, levou o Tricolor, de forma inédita, para a fase semifinal da Competição. Mais que a classificação para a próxima fase, a vitória rendeu aos cofres do Leão uma premiação de R$ 7,3 milhões pelo avanço à penúltima etapa do Torneio.
Superior no primeiro tempo, Tricolor abre o marcador e sofre poucos sustos
O Fortaleza começou tomando as ações de jogo. Com mais posse de bola, o Leão passou a chegar com mais frequência no seu campo de ataque. Logo aos 7 minutos, a primeira grande chance do Tricolor. Romarinho levanta bola na área e Pikachu, sozinho, chuta de primeira. A bola passa raspando o poste direito de Tiago Volpi.
Três minutos depois, outra chance extraordinária para o Fortaleza. Tinga ganha, cruza na área e a bola sobra para Pikachu, que enche o pé, mas a bola explode em Rigoni, que salvou o São Paulo de ter sua meta vazada.
Aos 19, o São Paulo, que até então não havia conseguido sequer chegar perto da meta de Felipe Alves, quase abre o marcador. Miranda lança, Eder dá um leve desvio e a bola sobra limpa para Rigone, que bate forte para ótima defesa do arqueiro Leonino.
Aos 20, porém, o Fortaleza deixou o “quase” de lado e abriu o placar. Liziero saiu jogando mal, Ronald se antecipou a Benitez, carregou a bola e mandou uma bomba de fora da área, estufando as redes de Tiago Volpi, colocando o time cearense em vantagem.
O gol não mudou o quadro da partida. O Fortaleza seguia melhor, tomando as ações do jogo, diante de um São Paulo confuso, que não conseguia trocar passes e que sofria com as investidas do Tricolor de Aço. Aos 26, Romarinho carregou pela esquerda e mandou uma bomba, mas a bola acabou subindo demais.
A partir daí, o jogo caiu em ritmo. Mesmo desordenado, o São Paulo tentou exercer alguma pressão nos minutos finais, mas a bem postada defesa do Fortaleza aliviou qualquer chance de perigo, levando o placar para o intervalo.
Alterações de Vojvoda funcionam e Leão deslancha no segundo tempo
As duas equipes vieram com modificações para o segundo tempo. O São Paulo sacou Eder para a entrada de Luciano, enquanto Vojvoda sacou Romarinho e Edinho para as entradas de Matheus Vargas e Deivid.
As alterações deram mais vida ao São Paulo, que passou a frequentar o campo do Fortaleza mais vezes. Mas, assim como na primeira etapa, o time paulista pecava nos passes e não conseguia, de fato, incomodar a defesa do Leão, que, aos poucos, retomou as rédeas do jogo.
Aos 20, o Fortaleza teve um gol anulado, quando, após rebote de Volpi em chute de Ronald, Tinga mandou a bola para o fundo das redes. A arbitragem entendeu que o atacante Wellington Paulista, que estava em posição de impedimento, atrapalhou o lance e invalidou o tento anotado pelo Leão. Cinco minutos depois, foi a vez de Tiago Volpi fazer grande defesa após arrancada sensacional de Ederson pela direita e bela finalização do volante Tricolor.
O Fortaleza fazia um jogo consciente. Mantendo a posse de bola e senhor da partida, o Tricolor atraía o adversário para o seu campo em busca de matar a partida em um contra-ataque. E foi assim que aconteceu.
Aos 37 minutos, Deivid recebe pela direita, dispara em velocidade e cruza a bola para Ángelo Henríquez, que entrara no posto de Wellington Paulista, mandar para as redes e ampliar o placar. Ainda deu tempo para Deivid, aos 46 minutos, receber no mano a mano com Arboleda, gingar para cima do marcador e anotar o terceiro gol da equipe cearense.
Gabriel Sara ainda marcou o gol de honra do São Paulo nos acréscimos, mas já era tarde. A classificação Leonina para as semifinais já estava sacramentada.
Agora, o Tricolor de Aço encara o Atlético-MG pela fase semifinal da Competição. A ordem dos mandos de campo ainda será definida em sorteio pela CBF.
Ficha técnica:
Fortaleza x São Paulo – Arena Castelão – 15/09/2021
Copa do Brasil – Quartas de final (Jogo de volta)
Fortaleza: Felipe Alves; Titi, Tinga, Jussa; Ederson, Ronald, Yago Pikachu, Lucas Crispim (Bruno Melo), Romarinho (Matheus Vargas); Edinho (Deivid), Wellington Paulista (Ángelo Henríquez). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda, Léo (Wellington), Igor Vinícius (Galeano); Liziero, Nestor, Benitez (Pablo), Reinado; Rogoni, Eder (Luciano). Técnico: Hernán Crespo.
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo-FIFA/RJ
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Correa-FIFA/RJ e Thiago Henrique Farinha-RJ
Quarto Árbitro: Grazianni Maciel Rocha-RJ
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda-RJ
Gols: Ronald (20′ 1ºT), Ángelo Henríquez (37′ 2ºT), Deivid (46 2’T); Gabriel Sara (51′ 2ºT).
Comentários 1