O Floresta conseguiu uma importante vitória, na noite desta sexta-feira (20), diante do Botafogo-PB, no estádio Amigão, em João Pessoa, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Jogando com autoridade e personalidade, a equipe cearense venceu o adversário, então líder da chave, por 2 a 1, e respira aliviada na luta contra o rebaixamento para a Série D. O resultado levou o time alviverde aos 15 pontos e o colocou na sétima posição do grupo A. A vi inclusive, de volta na briga por uma das 4 vagas para a próxima fase. Já o Botafogo permanece com os mesmos 20 pontos e pode perder posições no complemento da rodada.
Lobo joga bem e marca no primeiro tempo
A primeira tentativa foi do Belo. Aos oito minutos, Éderson dominou na intermediária e chutou de longe, sem perigo para a meta defendida pelo goleiro Tony, do Verdão. Nos minutos seguintes, o que se viu foram duas equipes sem inspiração e poucas jogadas de risco. O Botafogo chegou em cobrança de falta de Gabriel Araújo, que desviou na barreira e ficou fácil para o goleiro Toni, enquanto o Verdão revidou com chute igualmente sem perigo do volante Marconi.
Aos 24 minutos, o Lobo ameaçou a meta adversária. Carlos Renato recebeu pela esquerda e cruzou. A bola percorreu por toda extensão da área e não encontrou um pé para mandá-la para as redes. Um minuto depois, o Verdão voltou a assustar, desta vez em cruzamento de Primão, que a defesa do Belo aliviou com dificuldade.
O Floresta era melhor no jogo. Mais consciente em campo e sem dar espaço ao adversário, o time da Vila Manoel Sátiro seguia ameaçando a meta do goleiro Lucas, da equipe paraibana. Aos 35, Jô acertou lindo chute de fora da área, mas o arqueiro alvinegro praticou bela defesa.
Um minuto depois, o merecido gol do Verdão. Primão cruzou da esquerda, Daniel chegou a raspar na bola e o zagueiro-artilhero Alisson, de cabeça, cumprimentou a bola empurrando-a para o fundo das redes. Era o gol que colocava o Floresta à frente no placar e que fazia os comandados do técnico Leston Junior descerem para o vestiário no intervalo mais tranquilos.
Belo empata, mas Verdão martela e chega à vitória
O Botafogo só conseguiu chegar com perigo aos 11, com Welton, que bateu bonito de chapa, mas mandou a bola para fora. O jogo caiu em ritmo e o Floresta só voltou a assustar aos 30 minutos, após cobrança de Fábio Alves, que passou por sobre a meta do goleiro Lucas.
Também de falta, surgiu o gol de empate do Botafogo. Tsunami mandou uma bomba, o goleiro Toni rebateu e, na sobra, Clayton deixou tudo igual no placar.
Mesmo não sendo um mau resultado, o placar não era justo pelo que o Floresta vinha produzindo. Superior em campo, a equipe de Leston Junior não sentiu o gol de empate e partiu para cima. Aos 35 minutos, Deysinho recebu na área e mandou uma bomba, que explodiu no poste do goleiro Lucas.
Aos 36, entretanto, Jô cruzou na área e a bola tocou na mão do defensor do Belo. Pênalti, que Fábio Alves, ex-Botafogo, cobrou com categoria e faz valer a “Lei do Ex”, sacramentando a vitória da equipe cearense, que volta para Fortaleza com os 3 pontos na bagagem.
O Floresta volta a campo no próximo sábado (28), às 15h, diante do Paysandu, no estádio Franzé Morais, em Itaitinga. Já o Belo busca recuperação no domingo (29), às 16h, fora de casa, diante da equipe do Altos-PI.