Sem dúvidas, o Ceará vem cumprindo a promessa de apagar a má impressão dos últimos dois anos na Série A do Brasileirão. Na atual edição do torneio, o Vovô já superou a pontuação conquistada ao final das 38 rodadas em 2019 e está a dois de igualar a marca de 2018. Além disso, com 42 pontos e na 10ª colocação, os objetivos alvinegros nesta temporada são bem maiores.
Devido à proximidade dos 45 pontos – pontuação que garante matematicamente a permanência na primeira divisão – o técnico Guto Ferreira, ao enaltecer a 11ª vitória do Ceará no campeonato (feito inédito na era de pontos corridos), admitiu que a equipe alvinegra almeja algo a mais que não cair.
“O grupo todo fica feliz, mas não podemos parar aqui. Nós temos que buscar mais. O nosso compromisso é atingir uma competição internacional. Faltam sete difíceis jogos, mas estamos próximos de conseguir”, pontua.
Segundo o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Ceará tem 89,6% de chance de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana deste ano. No que diz respeito à Pré-Libertadores, ainda de acordo com o site, o Vovô tem 2% de chegar à competição continental mais importante da América.
Para aumentar essas probabilidades, o Ceará tem missão difícil na próxima rodada da Série A. Recebe o Palmeiras, na Arena Castelão, domingo (24), às 16h. Exatamente quando a equipe completa três meses do último triunfo dentro de casa, como mandante. Na ocasião, venceu, de virada, o Coritiba por 2 a 1, pela 18ª rodada do Brasileiro. Com apenas um dia para treinar antes de encarar o Verdão – adversário que ainda não conseguiu bater na temporada: em três jogos, duas derrotas e um empate – Guto revela o que precisa ser feito para voltar a vencer. “Temos que nos impor. É um trabalho mental que precisamos fazer com os jogadores”, conclui.