Tecnologia controversa, mas que vem sendo amplamente utilizada na Série A do Campeonato Brasileiro para corrigir equivocos da arbitragem, o VAR passará a ser utilizado em todas as divisões do Campeonato Brasileiro ainda este ano. O anúncio foi feito pela CBF, que também informou que arcará com todos os custos operacionais da ferramenta.
Com a programação já em andamento pela Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, o uso do VAR nas Séries B, C e D ainda precisa ser referendada pelos clubes e por um Conselho Técnico destas respectivas divisões.
De acordo com Antônio Carlos Nunes, presidente da CBF, o uso do VAR em todas as divisões é uma cobrança antiga dos clubes cujas séries não eram contempladas pela tecnologia. Segundo o dirigente, a ferramenta trará mais justiça para os jogos no País. “Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento”, afirmou.
Na Série B, a ferramenta deve começar a ser utilizada no returno da competição. Já nas Séries C e D, o Var deverá entrar em vigor apenas nas fases finais destes torneios.