O Fortaleza venceu o Corinthians, por 1×0, na noite deste domingo (11), na Arena Castelão, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um gol marcado pelo atacante Robson, na primeira etapa, o Leão superou o time paulista e ocupa, agora, a 4ª colocação na tabela da competição. Já o Corinthians estaciona nos 14 pontos e está em 12º lugar.
O jogo
O Fortaleza foi senhor das ações no primeiro tempo. Com uma marcação encaixada e muita posse de bola, o Leão encurralou a equipe paulista. Logo aos 30 segundos de jogo, quase a equipe cearense abriu o placar. Deivid recebeu de costas para o gol, conseguiu uma bela virada e mandou muito perto do poste esquerdo de Cássio, que só torceu para a bola não entrar. Logo depois, Robson ficou cara a cara com Cássio e o arqueiro corinthiano fez bela defesa e evitou o primeiro gol do Leão.
Superior na partida, o Fortaleza abriu o placar com um golaço. Robson recebeu fora da área, aos 9 minutos, e mandou uma bomba no ângulo do goleiro Cássio, que se esticou todo mas não conseguiu evitar que a bola fosse morrer no fundo das redes do Timão. Leão 1×0.
Atordoado no jogo, o Corinthians não conseguia chegar sequer próximo à meta do Leão. A única jogada de relativo perigo dos paulistas no primeiro tempo foi uma finalização de Matheus Vital, após boa jogada do lateral Fagner, para boa defesa de Felipe Alves. O Timão até tentou sair para o jogo, mas, desorganizado, foi presa fácil para a marcação imposta pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. O Tricolor, por sua vez, por pouco não ampliou aos 38, quando Deivid cortou João Vitor e chutou. A bola passou raspando o poste esquerdo de Cássio, que, mais uma vez, só ficou torcendo para a bola sair.
Timão cresce, mas sem efetividade
No segundo tempo, o Corinthians cresceu de produção. Com mais posse de bola e agredindo mais o adversário, o Timão equilibrou as ações e passou a chegar com mais perigo no ataque.
Apesar da mudança de postura do Corinthians, foi o Tricolor que voltou a assustar. Deivid recebeu grande passe de Robson, na marca do pênalti, mas, pressionado, finaliza para fora e perde grande chance de ampliar o placar.
Aos 12, Gil lançou Mosquito em profundidade, mas o atacante corinthiano tentou passar a bola para o centroavante Jô e Tite salvou o gol de empate. Dois minutos depois, o Leão respondeu. Deivid bateu de chapa e a bola, mais uma vez, passou rapando o poste esquerdo de Cássio.
Daí em diante o Corinthians tentou intensificar sua postura ofensiva e encurralar o adversário, mas os sucessivos erros de passe e a sempre bem postada defesa do Fortaleza impediram que o time comandado pelo técnico Sylvinho incomodassem, de fato, a meta defendida pelo goleiro Marcelo Boeck, que entrara no intervalo do jogo no lugar de Felipe Alves. Restou, então, ao Tricolor esperar o apito final do árbitro da partida e comemorar mais 3 pontos dentro de casa.
Próximos jogos
O Tricolor encara o São Paulo, no próximo sábado (17), às 17h no Morumbi, enquanto o Timão recebe o Atlético-MG, também no sábado, às 19h, na Arena Corinthians.
FICHA TÉCNICA:
Arena Castelão
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Lorival Cândido das Flores (RN)
Quarto árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
Árbitro de vídeo: Eveliny de Almeida da Silva (CE)
Gols: Robson, aos 19’ do 1º tempo (Fortaleza)
Cartões amarelos: Felipe, Lucas Crispim, Pikachu e Jackson (Fortaleza); Gil, Cantillo e Marquinhos (Corinthians)
FORTALEZA: Felipe Alves (Marcelo Boeck); Tinga, Benevenuto, Titi, Ronald; Felipe , Matheus Vargas (Osvaldo), Lucas Crispim (Bruno Melo), Pikachu; Robson e David (Romarinho).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, João Victor, Gil, Fábio Santos; Gabriel, Cantillo (Araos), Gustavo Silva (Marquinhos), Vitinho (Roni), Mateus Vital (Luan); Jô (Felipe Augusto).
Técnico: Sylvinho.