Melhor jogadora de futsal do mundo por seis anos consecutivos, a ala-esquerda Amandinha está mais uma vez no páreo pelo maior prêmio individual da modalidade. No último dia 11, a cearense foi indicada, pela sétima vez, pelo site Futsal Planet à disputa do troféu. Além dela, outras nove atletas estão concorrendo, sendo três brasileiras; duas espanholas; uma iraniana; uma portuguesa; uma japonesa e uma russa. Dentre as compatriotas de Amandinha, uma delas é sua companheira de Leoas da Serra – a também ala Tampa.
Nascida no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, Amandinha, de 26 anos, recordista em premiações desde 2007, é uma das favoritas para a conquista do prêmio, que ainda não tem data definida para divulgar a vencedora.
Há quatro anos na equipe catarinense, a ala conquistou títulos como a Libertadores da América, em 2018, a Copa das Campeãs, em 2019 e o 1º Mundial Interclubes Feminino, também em 2019, sendo campeã em todas as disputas possíveis na modalidade.
Durante o isolamento social, a cearense passou por um grande susto: em maio do ano passado, desmaiou em casa, teve convulsões e foi levada para o hospital. No dia seguinte à internação, ela foi operada para a retirada de dois cistos no ovário – sendo que um deles estourou, causando hemorragia interna.
No masculino, o brasileiro Ferrão busca o bi. A exemplo de Amandinha, ele concorre com mais nove atletas, dentre eles, os compatriotas Deives, Pito, Gadeia, Rodrigo e Alex Babalu (brasileiro naturalizado italiano).
Ao todo, quatro categorias agraciam profissionais e times da modalidade:
Melhor jogador:
Cuzzolino (ARG)
Deives (BRA)
Ferrão (BRA)
Gadeia (BRA)
Alex Babalu (BRA/ITA)
Niyazov (RUS)
Pito (BRA)
Rodrigo (BRA)
Sergio Lozano (ESP)
Tayebi (IRN)
Melhor jogadora:
Amandinha (BRA)
Eguchi (JPN)
Etedadi (IRN)
Janice Silva (POR)
Peque (ESP)
Renatinha (ITA/BRA)
Samorodova (RUS)
Tampa (BRA)
Vane Sotelo (ESP)
Débora “Miúda” (BRA)
Melhor jogador jovem:
Alberto García (ESP)
David Alvarez (ESP)
Guilhermão (BRA)
Korpela (FIN)
Leozinho (BRA)
Mellado (ESP)
Osamanmusa (THA)
Pedrinho (BRA)
Shimizu (JPN)
Zicky (POR/GNB)
Melhor clube:
Barcelona (ESP)
Sorocaba (BRA)
Mes Sungun Varzaghan FSC (IRN)
MFK KPRF Moscow (RUS)
Movistar Inter FS (ESP)
Nagoya Oceans (JPN)
Chonburi (THA)
Corinthians (BRA)
Sporting (POR)
Thai Son Nam (VIE)